Faça o teste!

Conheça o seu Perfil Financeiro e descubra qual é o seu Índice de Saúde Financeira!

*Por Simone Costa – autora do livro “Planejamento Financeiro: você no controle!”.

Conheça o seu Perfil Financeiro e descubra qual é o seu Índice de Saúde Financeira!
(Crédito: Canva Fotos)

Eu lhe pergunto, quantos por cento da sua renda é comprometida com despesas?

Publicidade

Em 2021 a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) realizou uma pesquisa sobre o perfil financeiro da população e foi apurado que 70% dos brasileiros gastam tudo ou mais do que ganham. Esse é um dado alarmante e torna ainda mais importante a realização do planejamento financeiro pessoal.

Segundo o estudo realizado pela entidade, o padrão de resposta dos brasileiros revelou que “as pessoas lutam por uma vida financeira estruturada, para fechar as contas do mês e a difícil missão que é ter reservas para emergências.” Adicionalmente, as pessoas destacam “a necessidade de ter mais informações sobre finanças; incertezas quanto à maneira como lidam com o dinheiro e insegurança quanto ao futuro.”

Complementarmente, a pesquisa apontou que os brasileiros:

  • Estão no limite quando se trata da diferença entre renda e despesas;
  • Dificilmente sobra dinheiro no fim do mês;
  • Vivem com estresse em função dos compromissos financeiros;
  • Não conseguem perceber quando precisam de orientação sobre educação financeira;
  • Sabem que não estão garantindo o futuro financeiro;

Na ocasião da pesquisa foi mapeado o Perfil Financeiro do brasileiro. Conhecer o seu perfil é essencial para você saber como está agora e dar os passos necessários para transformação da sua vida financeira.

Publicidade

Nesta pesquisa forma mapeados 6 Perfis, vamos conhecer cada um deles.

Perfil Endividado

É aquela pessoa que usa o cartão de crédito e cheque especial como complemento de renda. Ou seja, a renda que recebe não é suficiente para pagar todas as despesas. E, tende a cada vez se endividar mais pois quando precisa de dinheiro, pega mais crédito e assim sucessivamente e tudo isso vira uma “bola de neve”!

Este perfil represente 26,3% dos brasileiros.

Publicidade

O Endividado não consegue poupar e nem organizar as finanças.

Perfil Batalhador

Os brasileiros com este perfil pagam as contas para sobreviver e não possuem educação financeira, por isso, nem gostam de falar sobre o tema. O objetivo destas pessoas se resume a pagar as contas. Não possuem e nem determinam objetivos, sonhos, metas.

Esse perfil, representa 26,3% dos brasileiros.

Publicidade

Perfil Cético

Esse perfil retrata 21,2% dos brasileiros. A pessoa cética é aquela que não acredita em determinado assunto ou que ainda tende a duvidar de tudo. E isso se reflete na vida financeira. Os brasileiros com o perfil Cético não possuem conhecimento sobre o tema finanças e, por isso, julgam que é um assunto difícil. E isso vai além do conceito, os céticos não acreditam que podem economizar ou investir e por isso não querem tratar do assunto finanças.

Perfil Materialista

Pessoas com este perfil são aquelas apegadas a coisas materiais e acreditaram que o produto mais caro é o melhor sempre.

Este perfil representa 15,2% da população brasileira.

Publicidade

A questão aqui é o status, por isso este perfil gasta tudo o tem e em muitos casos o que não tem para manter este padrão. Por isso não economizam e nem investem.

Perfil Poupador

O quanto você poupou no último mês? E no último ano? Se você poupa todo mês e gosta de estudar e se aprofundar nos temas finanças, investimentos, planejamento financeiro você tem este perfil!

Esse perfil abarca apenas 5,1% dos brasileiros.

Ocorre que este perfil quer segurança e para isso só faz aplicações em sua maioria em poupança e em investimentos que considera seguros.

Perfil Planejador

Esse perfil é semelhante ao Poupador, mas é mais robusto do sob a ótima dos investimentos, pois além de poupar mensalmente já diversifica os seus recursos.

São pessoas organizadas e que fazem o planejamento financeiro pessoal. Estão sempre em busca de mais informações. Tem uma relação positiva com suas finanças.

Esse perfil representa 6,1% dos brasileiros.

Agora reflita, com base nestas definições, qual é o seu Perfil Financeiro?

À época desta pesquisa, a FEBRABAN em parceria com o Banco Central do Brasil lançou o ISFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro). Trata-se, em linhas gerais, de um teste para mapeamento da saúde financeira da população.

Apurou-se que a média de pontos do brasileiro é de 57 pontos numa escala de 0 a 100.

E você, sabe qual é o seu índice? Continue e irá descobrir.

Segundo a FEBRABAN ter um bom Índice de Saúde Financeira significa:

  • Ser capaz de cumprir as obrigações financeiras e tomar boas decisões.
  • Sentir-se seguro quanto ao presente e ao futuro financeiro;
  • Ter liberdade de fazer escolhas que permitam a você aproveitar a vida.

Portanto, todos os temas relacionados a realização de um planejamento financeiro eficaz.

Confira na figura abaixo os significados dos resultados do índice de saúde financeira de acordo com as faixas de pontuação.

Conheça o seu Perfil Financeiro
(Crédito: Sim Planejar)

Antes de fazer o teste, em que faixa acredita que está com base apenas nas definições? Reflita sobre isso.

Agora faça o teste!

O resultado certamente mostrou o quanto precisa do planejamento financeiro. E, mesmo que tenha um bom índice, o planejamento financeiro é essencial dado que as condições de vida podem se alterar ao longo do tempo.

É essencial destacar que o resultado deste mapeamento mostra uma visão de como você está hoje. O futuro, é você quem constrói com base em suas atitudes e decisões!

Para lhe apoiar na trajetória de transformação da sua vida financeira recomendo que adquira o livro “Planejamento Financeiro: você no controle!” do qual eu sou autora. Ele está disponível para compra na Amazon, Americanas e outras livrarias.

Acredito que a educação transforma o indivíduo, consequentemente a sociedade e por conseguinte planeta!

*Superintendente Comercial e Estratégia de Negócio na Matarazzo Investimentos, Especialista em Investimentos certificada com o CFP®, MiFID II, CAMS e autora do livro “Planejamento Financeiro: Você no Controle!”.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.