CIDADE DO FUTURO

Arábia Saudita anuncia ideia de prédio com 170 km de extensão em Neom, cidade idealizada

The Line comportará 9 milhões de pessoas e terá apenas distâncias andáveis.

Projeto promete aproximar a cidade da natureza de forma inovadora (Reprodução: Neom/Divulgação)

O site do projeto Neom, cidade futurística que está sendo planejada na Arábia Saudita, está anunciando a ideia inédita do prédio ‘The Line’, estrutura que terá 170 quilometros de extensão, 500 metros de altura e 200 metros de largura. O projeto está sendo financiado pelo bilionário Príncipe herdeiro Mohamed Bin Salman, líder do país.

Publicidade

Neom é uma cidade idealizada pelo príncipe do país que deve ser construída na região fronteiriça entre Arábia Saudita, Jordânia e Egito. O empreendimento deve custas US$500 bilhões de doláres e ainda não tem previsão para o começo das obras, mas promete reinventar a ideia de cidades e da vida urbana.

O projeto é inspirado nas construções de Dubai e Doha, outras mega-cidades que foram previamente planejadas. O príncipe do país promete que Neom será algo nunca antes visto e movida a energia 100% limpa.

The Line‘ é o nome do mais novo empreendimento anunciado para essa futura metrópole. A ideia consiste num prédio que assumirá uma forma de ‘muralha’ e poderá abrigar 9 milhões de pessoas sozinho. Segundo o site de divulgação da cidade, The Line permitirá abrigar uma grande quantidade de pessoas em um espaço pequeno e prático, onde nem haverão carros ou a necessidade deles para se locomover, o que promoverá a preservação do meio ambiente.

A proposta para locomoção dentro da infraestrutura é de que todos os pontos de interesses estarão dentro de uma distância andável. Com a ajuda de um trem-bala, nenhuma viagem dentro do The Line durará mais do que 20 minutos, segundo a divulgação.

Publicidade

Para se por em perspectiva, a distância da ‘muralha’ do The Line (170km) é maior que a extensão da Rodovia dos Imigrantes (58,5km) e da Rodovia Anchieta (72km). Se o prédio começasse sua construção na cidade do Rio de Janeiro, ele poderia se estender até Volta Redonda e sua população seria maior do que as das duas cidades juntas.