POPULARIDADE

Argentina: imagem positiva de Javier Milei diminui, diz pesquisa

O fato marcante da sondagem se traduz pelo fato de o presidente ser superado por um dos membros de seu ministério e por sua companheira de chapa: Patricia Bullrich e Victoria Villarruel, respectivamente

Argentina: imagem positiva de Javier Milei diminui, diz pesquisa
Patricia Bullrich, Javier Milei e Victoria Villarruel – Crédito: Cedoc/via Perfil Argentina

O presidente Javier Milei teve uma queda em sua imagem positiva entre os argentinos. Por outro lado, ele e já é superado por Patricia Bullrich e Victoria Villarruel.

Publicidade

Depois de várias semanas em xeque devido à crise alimentar no Ministério do Capital Humano, o governo de Milei viveu o seu melhor momento dos últimos dias graças à aprovação da Lei de Bases, à baixa inflação em maio e à renovação dos laços comerciais com a China, entre outros triunfos. Porém, há um sinal amarelo quanto à percepção pública do chefe de Estado.

É o que mostrou um estudo de opinião divulgado nesta segunda-feira (17) pela consultoria Zuban Córdoba. Embora a pesquisa tenha sido realizada antes da aprovação da Lei de Bases pelo Senado, ela reflete uma deterioração da imagem presidencial que vem se desenvolvendo ao longo do último mês.

Imagem de Javier Milei

A pesquisa estudou a imagem de alguns dos principais políticos da Argentina. Neste âmbito, Javier Milei mantém uma avaliação positiva de 43,7 por cento, enquanto a avaliação negativa é de 55,8%.

“Este mês, o presidente Milei sofreu uma das quedas mais pronunciadas nos seis meses de governo. A primeira crise do último mês teve claramente o seu efeito. Os diferentes indicadores de gestão continuam a mostrar uma avaliação econômica negativa”, escreveu Ana Paola Zuban e Gustavo Córdoba na apresentação do levantamento.

Publicidade

A queda é verificada quando comparada ao estudo da mesma consultoria realizado no final de maio, quando Milei apresentou imagem positiva de 46,6% e negativa de 52,7%. Em meados de abril, o chefe de Estado acumulava 47,2% de apoio e 52,5% de rejeição, conforme registou Zuban Córdoba.

Vice e ministra superam presidente

O fato marcante da sondagem é que o próprio Milei é superado por um dos seus dirigentes e por sua companheira de chapa. A ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, mantém uma imagem positiva de 47,1% contra 41,5%. Um pouco mais abaixo está a vice-presidente Victoria Villarruel, com 46,2% de apoio e 52% de rejeições.

* A reportagem completa você encontra na Perfilcom.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.