a guerra continua

Ataque da Ucrânia contra base em Donetsk mata soldados russos

Apesar das autoridades dos dois países confirmarem o ocorrido, há diferenças na narrativa.

ataque-da-ucrania-contra-base-em-donetsk-mata-soldados-russos
Imagem do local atingido (Crédito: Reprodução/Telegram)

Soldados russos morrem após um ataque lançado por Kiev, na Ucrânia, contra uma base militar russa temporária na cidade de Makiivka, na região de Donetsk. As autoridades dos dois países envolvidos no conflito confirmaram as informações nesta segunda-feira (02).

Publicidade

Apesar do esclarecimento, há inúmeras diferenças na narrativa, sendo o acontecimento do fato em si o único ponto em comum. A Ucrânia diz que cerca de 400 homens faleceram na ação, já a Rússia confirma que foram 63. Além disso, Kiev fala sobre o lançamento de 25 mísseis do sistema Himars desde a virada do ano, o governador pró-Rússia de Donetsk, Denis Pushilin, diz que “dezenas de mísseis” foram interceptados.

Segundo o UOL, só nesta segunda, a mídia ucraniana teria informado que os alertas de ataque aéreo foram ouvidos nas regiões de Kiev, Zaporizhzhia, Dnipropretovsk, Kherson, Mykolaiv, Kirovohrad, Vinnytsia, Cherkasy e Poltava. E que, desde a madrugada, teriam sido destruídos 41 drones kamikazes e um míssil.

Os ataques danificaram as estruturas energéticas da capital, que já tinha sido afetadas, de acordo com o prefeito da cidade de Kiev, Vitaly Klitschko.

Foram declaradas interrupções de emergência na corrente elétrica. Algumas estruturas para fornecimento de calor foram desconectadas da rede elétrica. A água está sendo fornecida de forma regular”, disse ao portal Ukrinform.

Publicidade

A guerra teve início em 24 de fevereiro de 2022 depois que a Rússia invadiu o território ucraniano, bombardeando a capital Kiev. O que antes era visto por especialistas como um conflito que poderia ser decidido em dias ou até horas, agora já dura quase um ano.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,  e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversaram hoje para desejar felicitações pela virada do ano. Zelensky se manifestou nas redes sociais:

Fico feliz em começar o ano conversando com @vonderleyen . Obrigado pelo apoio da UE. Aguardando a 1ª parcela da ajuda macro-fin em janeiro, o 1º lote de lâmpadas LED, ônibus escolares, geradores e casas modulares. Passos coordenados no 🇺🇦🇪🇺 Summit. Sentimos apoio e venceremos juntos.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.