Duas ativistas da organização britânica ‘Just Stop Oil’ jogaram sopa de tomate na obra Girassóis (1888) de Vincent Van Gogh na National Gallery de Londres, nesta sexta-feira (14). Elas se colaram na parede exigindo que o governo britânico suspenda novos projetos de extração de petróleo e gás.
“O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, questionou Phoebe Plummer, de 21 anos, segundo relato do Daily Maill.
A pintura famosa é avaliada em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões). A dupla foi presa, segundo a LBC News, sob “dano criminal”. Pouco depois do ocorrido, a galeria se manifestou em suas redes sociais e informou que “Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa”.
Em julho, outros dois ativistas se colaram à obra “The Hay Wain”, do pintor inglês John Constable, também exposta na National Gallery. A manifestação ocorreu um dia após cinco membros da organização Just Stop Oil interromperem o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ao se sentarem na pista.
Statement from the National Gallery pic.twitter.com/DuZhTbAvbH
— National Gallery (@NationalGallery) October 14, 2022