ESCÂNDALO

Atriz pornô pode levar Donald Trump à prisão? Entenda o caso

Processo relaciona a investigação a um possível esquema de suborno.

Atriz pornô pode levar Donald Trump à prisão? Entenda o caso
Stormy Daniels, estrela pornô, está no centro do processo que envolde o ex-presidente Donald Trump (Crédito: Robyn Beck/AFP)

Donald Trump pode parar na prisão ainda nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os americanos estão com a atenção voltada a um escândalo envolvendo o ex-presidente. O republicano afirmou que espera ser preso e convocou protestos pelo país.

Publicidade

Autoridades policiais de Nova York realizaram reuniões para formular um esquema de segurança caso a acusação criminal realmente ocorra, incluindo a segurança do tribunal e as possíveis manifestações de partidários a favor de Trump ou contra Trump. Autoridades assumem que há riscos de os dois grupos entrarem em confronto.

SUBORNO

Uma atriz pornô está no centro de todo o processo. Stormy Daniels diz que teve um caso com Donald Trump em 2006.

A possível prisão está relacionada à investigação de um esquema de suborno que juntou o empresário e a atriz de filmes adultos. Trump teria pagado valores para que ela não revelasse, pouco antes das eleições de 2016, informações sobre relações que tiveram no passado. Neste ano, Trump ganhou as eleições contra a candidata democrata, Hillary Clinton.

Se for acusado pela Justiça do estado de Nova York, Trump se tornará o primeiro ex-presidente dos EUA acusado de um crime e suas pretensões de se tornar o candidato presidencial republicano nas eleições de 2024 podem ficar comprometidas.

Publicidade

A investigação apura um pagamento de US$ 130 mil feito pelo então advogado pessoal de Trump, Michael Cohen, a Daniels no fim de outubro de 2016 para impedi-la de ir a público e divulgar um suposto caso que teria tido com Trump. O ex-presidente nega.

Cohen teria sido reembolsado pela Organização Trump em um total de US$ 420 mil, cobrindo, além do pagamento original, obrigações fiscais e um bônus.

A expectativa de que Trump realmente seja indiciado aumentou após os promotores pedirem que o ex-presidente compareça perante o grande júri que investiga o assunto. Os possíveis réus em Nova York são obrigados por lei a serem notificados e convidados a comparecer diante de um grande júri que avalia as acusações.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.