"CARÁTER DE EMERGÊNCIA"

Biden contorna Legislativo de novo para vender equipamento militar a Israel

No começo de dezembro, a gestão agiu com rapidez para efetuar a transação de munições ao país, dispensando o prazo usual de 20 dias que os comitês do Congresso têm para revisão

governo-biden-equipamento-militar
Antony Blinken – Crédito: Reprodução/Youtube

A gestão do governo Joe Biden driblou o Congresso pela segunda vez neste mês para obter aprovação da venda de equipamento militar a Israel, totalizando quase US$ 150 milhões (equivalente a algo em torno de R$ 727 milhões).

Publicidade

Nesta sexta-feira (29), um representante do Departamento de Estado informou que Antony Blinken comunicou ao Congresso a sua decisão de autorizar, em caráter de emergência, a transferência imediata de equipamentos que incluem espoletas, cargas e escorvadores que garantem a funcionalidade de projéteis de 155 mm.

“Dada a urgência das necessidades defensivas de Israel, o secretário notificou o Congresso de que havia exercido sua autoridade delegada para determinar a existência de uma emergência que exigia a aprovação imediata da transferência”, indicou o representante.

Driblar Congresso para transação de equipamento militar não é novidade

Vale destacar que no começo de dezembro, a gestão agiu rapidamente para efetuar a venda de milhares de munições a Israel, dispensando o prazo usual de 20 dias que os comitês do Congresso têm para revisar tal transação. Nessa circunstância, uma declaração de emergência foi emitida pelo Departamento de Estado comunicando a venda, mas sem fornecer mais detalhes.

O porta-voz do governo acrescentou: “Continuamos a ser claros com o governo de Israel de que deve cumprir [o direito humanitário internacional] e deve tomar todas as medidas possíveis para evitar danos aos civis”.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.