O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden adoraria visitar a Ucrânia, mas ainda não tem planos. Esta informação veio nesta segunda-feira (2), por meio da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. “Eu sei que o presidente adoraria visitar a Ucrânia, mas não há planos em andamento neste momento”.
Até o momento, a autoridade mais alta dos Estados Unidos que visitou a Ucrânia desde o início da guerra, foi a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que no final de semana se reuniu de surpresa com o presidente Volodymyr Zelensky em Kiev.
A porta voz Psaki, ressaltou sobre o objetivo do governo Biden de reabrir a Embaixada dos EUA e ter diplomatas no local. Neste domingo (1), o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos, Adam Schiff, disse que a visita de Biden à Ucrânia seria apenas questão de tempo.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Biden tem apoiado a Ucrânia desde início da invasão russa. “Meu pedido de financiamento suplementar garantirá que nosso apoio aos militares ucranianos continue durante as semanas e meses cruciais que virão.”
My supplemental funding request will ensure our support for the Ukrainian military continues during the crucial weeks and months ahead. pic.twitter.com/0n67D2KGep
— President Biden (@POTUS) April 29, 2022