A bolsa de valores da Argentina, Merval, fechou, nesta quinta-feira (21), em alta de 2,5%, um dia depois do “megapacote” anunciado pelo presidente Javier Milei, que busca cortes de gastos e redução de taxas para, em uma tentativa de estabilizar a economia do país. A cotação do peso caiu para 804,20 em relação ao dólar. enquanto que a dívida nacional subiu, em média 4%.
Anúncio
Após um dia de protestos na capital Buenos Aires, o presidente Milei assinou, na noite última quarta-feira (20), um pacote de medidas de desregulação econômica na Argentina. “Hoje iniciamos formalmente o caminho da reconstrução”.
O documento, com 30 itens, revoga, por exemplo, o código aduaneiro, para facilitar o comércio internacional. Também foi extinguida a regulamentação que proíbe a privatização de empresas estatais, assim como a sua transformação em sociedades anônimas, para que assim, possam ser compradas pelo setor privado.
Reação
Já chegando na madrugada, os cidadãos mostraram sua insatisfação com as medidas do presidente. Residentes de diversas áreas de Buenos Aires foram às suas janelas e fizeram um panelaço, como manifestação.
Uma multidão também reuniu-se em frente ao Congresso Nacional e gritaram palavras de protesto, como “Milei, lixo! Você é a ditadura” e “o país não está à venda“.
Ver essa foto no Instagram
“Nosso país assiste a um evento de extrema gravidade institucional nunca antes visto. O Poder Executivo, num ato de claro abuso de poder, avançou sobre as atribuições exclusivas do Poder Legislativo.”, publicou o ex-presidente, Alberto Fernandéz, em suas redes sociais.