De acordo com o Itamaraty, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu participar da Cúpula das Américas, encontro de líderes do continente que ocorrerá no início de junho em Los Angeles. Na ocasião, também está prevista a reunião bilateral com o presidente dos EUA, Joe Biden, separadamente.
A cúpula vai abordar questões importantes para os países do continente, como temas comerciais a ambientais. De acordo com a Jovem Pan, Bolsonaro estava reticente em ir ao evento, mas acabou mudando de ideia após receber o enviado especial da Casa Branca, Christopher Dodd, em Brasília.
Após ser recebido por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Dodd disse que foi enviado por Biden para estabelecer uma “agenda positiva” para a cúpula.
Convite foi aceito após “ofensiva de charme” dos americanos 🇺🇸, que temem esvaziamento de encontro, marcado para junho em Los Angeles, após boicote do México.
Presidente brasileiro 🇧🇷 também terá encontro bilateral com Joe Biden.https://t.co/DBnLXrzoZq
— DW Brasil (@dw_brasil) May 26, 2022
Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro falou sobre a viagem. “Será uma reunião bilateral, reservada, em que a gente vai reatar para valer nosso relacionamento. Os governos são passageiros, mas os países são eternos. Há interesse dele (Joe Biden) em conversar conosco. Nós temos um bom relacionamento com todos os países”, disse.