FOGUEIRA PARA O CAFÉ

Bombeiros conseguem controlar incêndios em Córdoba, Argentina

O secretário de Gestão de Riscos Climáticos, Claudio Vignetta, afirmou que há apenas um único foco ativo na Zona Serrana

Bombeiros conseguem controlar incêndios em Córdoba, Argentina
(Crédito Foto: Telam)

Os bombeiros conseguiram controlar os incêndios no sul do departamento de Punilla nesta manhã de quarta-feira (11), e apenas um foco permanecia ativo no norte da província de Córdoba até o início da tarde. “Em Cabalango o perímetro é instável; Carlos Paz, San Antonio de Arredondo e arredores conseguiram conter o fogo. O mais crítico, a área de Las 400 residências, está contido”, afirmou o secretário de Gestão de Riscos Climáticos, Claudio Vignetta.

Publicidade

Na Vila Carlos Paz, a única pessoa presa por provocar um dos focos dos incêndios disse que fez uma fogueira para preparar um café. Trata-se de Ulises Xarate, de 27 anos, único acusado pela promotora Jorgelina Gómez de incêndio criminoso

Os moradores locais esperavam que as chuvas chegassem nesta noite de terça-feira (10) para diminuir a intensidade do fogo. “Às 4 horas caíram algumas gotas. Trabalhamos até as 6h no El Fantasio, que estava ativo. Está tudo controlado, com perímetro instável”, afirmou Vignetta à Cadena 3.

Ele ainda acrescentou ainda que “agora não há nenhum surto ativo na zona de Punilla” e que “temos que esperar as primeiras horas e os aviões sobrevoarem”. As áreas mais afetadas são o bairro “400 casas”, que liga Villa Carlos Paz a Cabalango e Tala Huasi, em Punilla.

Vignetta especificou que “o único incêndio ativo está em La Tomita, na jurisdição de Tulumba, onde ocorreram rajadas de até 90 quilômetros por hora. Isso complicou o trabalho, o chefe do incêndio em Paraje Santa Cruz afetou duas das 10 casas da região”, explicou o secretário. “Houve pessoas evacuadas. Ele [o fogo] ainda está ativo na zona serrana”, concluiu.

Publicidade

*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.