sob "custódia"

Brasil assume diplomacia da Argentina na Venezuela

Maduro expulsou representantes do país após questionamentos sobre os resultados das eleições presidenciais

diplomacia
Bandeira brasileira foi erguida na residência oficial do embaixador da Argentina em Caracas após Brasil assumir interesses diplomáticos do país – Créditos: Reprodução/Itamaraty

O Brasil decidiu defender os interesses de diplomacia da Argentina na Venezuela, atendendo a um pedido do governo do país vizinho. Nicolás Maduro havia expulsado os diplomatas argentinos do país após contestações aos resultados das eleições presidenciais realizadas no último domingo (28).

Publicidade

Consequentemente, a bandeira brasileira foi erguida na residência oficial do embaixador da Argentina em Caras. Isso quer dizer que o Brasil assumiu a “custódia” da Embaixada, além de realizar funções diplomáticas de Buenos Aires na capital da Venezuela.

Nesta quinta-feira (1), o presidente argentino Javier Milei agradeceu o gesto. “Agradeço enormemente a disposição do Brasil ao assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos a representação momentânea dos interesses da Argentina e de seus cidadãos lá”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

Sem diplomacia

O pedido de Buenos Aires veio da chanceler argentina, Diana Mondino, ao ministro do Exterior Mauro Vieira. 

Além da Argentina, seis outros países latinos tiveram rompimentos das relações diplomáticas com a Venezuela. A expulsão ocorreu após questionarem os resultados anunciados. São eles: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Publicidade

O Brasil também deve ajudar o Peru a representar seus interesses mais imediatos no país. Por exemplo, garantir a proteção de prédios e de cidadãos.

Funções emprestadas

Ao defender os interesses diplomáticos de outro país, o Brasil permite que seus funcionários atuem nas instalações argentinas. Os envolvidos também ajudarão a realocar seis asilados venezuelanos, opositores ao governo de Maduro, que estavam refugiados na Embaixada Argentina em Caracas. O grupo deve ser transferido a embaixadas de outros países. Porém, mais detalhes ainda estão sendo combinados entre os governos.

Brasil x Argentina

Embora os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei tenham trocado críticas e nunca realizaram um encontro bilateral, as diplomacias do Brasil e da Argentina continuam suas relações de forma rotineira.

Publicidade

O embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, declarou recentemente à TV Globo que, para o presidente Lula, a relação com o país vizinho é “mais importante” do que sua relação pessoal com Javier Milei.

María Corina Machado, líder da oposição a Nicolás Maduro na Venezuela, expressou sua gratidão ao governo brasileiro em uma publicação em sua rede social.

“Agradecemos ao governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência. Isto poderia contribuir para o avanço de um processo de negociação construtivo e eficaz como o que o Brasil tem apoiado”, escreveu.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.