Segundo o Governo Federal, um grupo de cidadãos brasileiros deverá ser repatriados da Faixa de Gaza, após um novo acordo com o governo de Israel, com a liberação da passagem das pessoas.
O chanceler Mauro Vieira dialogou para obter a liberação de mais um grupo de brasileiros junto ao governo israelense. De acordo com o blog do site G1, fontes do Itamaraty confirmaram que o grupo terá entre 20 e 30 pessoas.
Parte das pessoas são parentes dos primeiros brasileiros resgatados da Palestina, em novembro passado. A primeira leva trouxe 32 brasileiros que viviam na Faixa de Gaza. Foram dias de tensão até eles receberam aval para passar a fronteira da Palestina para o Egito e, depois, voarem ao Brasil. Outro grupo, com 48 pessoas, chegou ao Brasil no último dia 10 de dezembro.
O Governo Federal também resgatou cidadãos que estavam em Israel. Foram trazidos pela Força Aérea 1.135 pessoas em seis voos no mês de outubro.
Os TERRORISTAS do Hamas roubam camiões de ajuda humanitária no momento em que atravessam Gaza vindos do Egipto.
Esta ajuda deveria chegar a palestinos inocentes. pic.twitter.com/xM8bT3Hu1P
— Desiree Rugani (@desireerugani) December 19, 2023
Último resgate
O avião do 11º voo da Operação Voltando em Paz, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de Brasília na segunda-feira (11), por volta de 3h45 (horário de Brasília), trazendo 48 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista inicial era de 102 nomes de brasileiros e familiares próximos que solicitaram o resgate ao governo brasileiro. Porém, Israel negou a autorização de 24 pessoas.