deixará cidade

Brasileiro é ferido em Gaza por míssil que caiu perto de sua casa

A vítima, que também tem nacionalidade palestina, foi atingida na perna e passa bem

Muntasser Youssef El Dweek foi ferido na perna quando um míssil caiu em frente à sua casa em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Faixa de Gaza – Crédito: Getty Images

Muntasser Youssef El Dweek, de 45 anos, duplo nacional brasileiro-palestino, foi ferido na perna quando um míssil caiu em frente à sua casa em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. A cidade tem sido alvo de uma ofensiva por parte de Israel, supostamente por ser a base hoje do Hamas

Publicidade

A esposa e filhos de El Dweek foram evacuados anteriormente para o Brasil. A vítima comunicou o ocorrido ao Escritório do Brasil em Ramallah por mensagem, e diplomatas conseguiram contato com El Dweek, que foi atendido por um serviço médico e passa bem. O brasileiro indicou que deve buscar um lugar mais seguro, depois que centenas de milhares de palestinos deixaram Rafah temendo a ofensiva militar israelense.

Ainda estão em Gaza 11 brasileiros-palestinos, além de três funcionários da Cruz Vermelha. Dados do Ministério da Saúde palestino indicam que a guerra já deixou mais de 35 mil mortos e mais de 100 mil feridos. Nos ataques do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023, cerca de 1,2 mil pessoas morreram — “sendo três brasileiros” — pelas ações dos extremistas palestinos.

Ataques em Gaza

A cidade de Rafah é o atual alvo das operações de Israel na Faixa de Gaza. A cidade, na fronteira com o Egito, ficou conhecida como o “último refúgio” para moradores do território palestino. Isso porque Rafah virou o destino de cerca de 1,5 milhão de de palestinos que fugiram de suas casas no norte e no centro de Gaza.

A comunidade internacional, inclusive os Estados Unidos, pressionaram fortemente Israel para que desistisse de atacar a cidade, mas o governo israelense alega que Rafah é também o último bastião do poder do Hamas, e que não vai parar antes de destruir completamente o grupo terrorista.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.