As eleições gerais dos Estados Unidos ocorrem em 5 de novembro de 2024. O atual presidente do país, Joe Biden, é candidato à reeleição, assim como o ex-presidente Donald Trump. Outros nove nomes disputam a corrida. Confira, a seguir, uma lista com os concorrentes às eleições norte-americanas.
Candidatos republicanos
Donald Trump
O ex-presidente Donald Trump é o favorito na disputa, com 49% de apoio na última pesquisa Reuters/Ipsos. Caso reeleito, o republicano tem prometido mudanças radicais, como a destruição do serviço público federal, políticas de imigração mais rigorosas com deportações em massa e o fim da cidadania por nascimento.
Aos 77 anos, Trump enfrenta acusações em quatro casos criminais, algo inédito para um ex-presidente dos Estados Unidos. Ele classifica as acusações como uma “caça às bruxas política“, alegando ser uma tentativa de impedir seu retorno enquanto candidato à Casa Branca por mais quatro anos, uma negação contestada pelo Departamento de Justiça.
Vivek Ramaswamy
O ex-investidor e executivo em biotecnologia Vivek Ramaswamy, de 38 anos, entrou na corrida como uma potencial alternativa a Trump. O candidato republicano fundou uma empresa em 2022 para pressionar outras empresas a abandonarem iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Ver esta publicação no Instagram
Ramaswamy é conhecido por ser um defensor fervoroso de Trump, e atraiu críticas por seus ataques verbais em debates com outros candidatos. Já expressou apoio a teorias da conspiração, incluindo a sugestão de que o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 foi um trabalho interno. Comprometeu-se a perdoar Trump se eleito, alcançando 4% de apoio entre os republicanos na pesquisa Reuters/Ipsos.
Candidatos democratas
Joe Biden
O atual presidente dos Estados Unidos enfrenta o desafio de convencer os eleitores de sua capacidade para mais quatro anos no cargo, considerando as preocupações com sua idade (81 anos) e baixa aprovação. Aliados afirmam que ele é o melhor candidato democrata para derrotar Trump.
Ao anunciar sua candidatura, Joe Biden destacou seu compromisso em defender a democracia americana, referindo-se ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump. Kamala Harris é novamente sua companheira de chapa.
Biden liderou a resposta ocidental à invasão russa da Ucrânia, obtendo apoio para sanções contra Moscou e suporte a Kiev. Internamente, ele impulsionou pacotes de estímulos econômicos e gastos em infraestrutura para estimular a produção industrial, embora receba pouco reconhecimento dos eleitores. A abordagem de Biden em relação à imigração é criticada por republicanos e democratas, especialmente devido aos recordes de imigrantes na fronteira EUA-México durante sua administração.
Dean Phillips
O democrata de Minnesota Dean Phillips, de 54 anos, não acredita que Biden consiga se reeleger e, por isso, lançou sua candidatura. Phillips é um empresário que está na Câmara desde 2019. Em 2018, foi eleito para representar o 3º distrito congressional de Minnesota, um distrito suburbano que há muito é representado pelos republicanos.
Ver esta publicação no Instagram
Marianne Williamson
Marianne Williamson, autora de best-sellers e líder de autoajuda, aos 71 anos, começou sua segunda candidatura à Casa Branca com ênfase em “justiça e amor“. Após concorrer como democrata em 2020, desistiu antes das votações. Em 23 de março, lançou sua nova campanha e estará nas primárias de New Hampshire.
A candidata publicou recentemente um vídeo no Instagram afirmando que “não irá vencer dizendo para as pessoas terem medo”. “Vamos vencer com uma defesa inequívoca dos trabalhadores dos Estados Unidos. Chega de ‘corporações, pelas corporações e para as corporações'”, disse.
Ver esta publicação no Instagram
Candidatos independentes
Robert F. Kennedy Jr.
Robert F. Kennedy Jr, de 69 anos, concorre como candidato independente após inicialmente desafiar Biden pela indicação democrata. Filho do senador norte-americano Robert F. Kennedy, assassinado em 1968 durante sua candidatura presidencial, Kennedy Jr foi banido do Instagram por disseminar desinformação sobre vacinas e a Covid-19, embora tenha sido posteriormente reativado. Ele também perdeu uma ação legal para compelir o Google, proprietário do YouTube, a restaurar vídeos nos quais questionava a segurança das vacinas contra a Covid-19.
Ver esta publicação no Instagram
Cornel West
O ativista político, filósofo e acadêmico, Cornel West, de 70 anos, anunciou em junho que seria candidato à presidência por um terceiro partido, atraindo potencialmente eleitores progressistas e democratas. Inicialmente concorrendo pelo Partido Verde, West mudou para uma candidatura independente em outubro, Entre suas bandeiras, estão o compromisso de combater a pobreza e garantir moradia.
No vídeo abaixo, West aparece marchando em defesa da “Palestina Livre“. Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Jill Stein
Ver esta publicação no Instagram