Um passageiro abriu uma porta de saída de emergência durante um voo doméstico na Coreia do Sul; o avião estava a cerca de 200 metros de altitude (656 pés). O fato causou fortes rajadas de ar dentro da cabine antes que a aeronave pousasse com segurança (veja o vídeo abaixo).
Chaos as passenger opens South Korea aeroplane door mid-flight
Asiana Airlines aircraft managed to land safely with 194 people on board with some suffering from breathing difficulties. pic.twitter.com/E71R3LApxY
— INDEPENDENT PRESS (@IpIndependent) May 26, 2023
O avião fazia um voo comercial e estava a minutos de pousar nesta sexta-feira (26) quando o passageiro sentado ao lado da porta de emergência abriu uma tampa e puxou uma alavanca, abrindo-a com a aeronave a cerca de 200 metros acima do solo.
As pessoas a bordo da aeronave Airbus A321 da Asiana Airlines não conseguiram impedir o homem de abrir a porta, relatou o ministério dos Transportes da Coreia do Sul;
Imagens de vídeo aparentemente feitas por uma pessoa a bordo e postadas nas redes sociais mostraram os cabelos dos passageiros sendo chicoteados pelo ar que entrava na cabine.
A abertura inesperada causou dificuldades respiratórias em alguns dos passageiros e nove pessoas foram levadas ao hospital após o pouso, disse Asiana, acrescentando que não houve ferimentos graves nos passageiros ou danos sérios à aeronave.
A polícia prendeu a pessoa não identificada que abriu a porta e o motivo do ocorrido ainda está sendo investigado, afirmou em comunicado a companhia aérea.
“Achei que o avião ia explodir… Parecia que os passageiros próximos à porta aberta estavam desmaiando”, disse um passageiro não identificado de 44 anos à agência de notícias sul-coreana Yonhap. Ele afirmou ainda que a tripulação da companhia fez um anúncio pelo sistema de som perguntando se havia algum médico a bordo.