INVESTIGADO POR FRAUDE

Cardeal grava conversa com Papa Francisco sem seu consentimento

Angelo Becciu tentou extrair do pontífice uma declaração que o isentasse das transações suspeitas.

cardeal-grava-conversa-com-papa-francisco-sem-seu-consentimento
(Crédito: Getty Images)

Nesta sexta-feira (25), a imprensa italiana revelou que o cardeal Angelo Becciu, investigado por fraude pelo Vaticano, gravou uma conversa telefônica com o Papa Francisco sem o consentimento do pontífice, na qual tentou fazer o religioso argentino confirmar que havia aprovado movimentações financeiras suspeitas.

Publicidade

A gravação foi realizada em 24 de julho de 2021, três dias antes do início do julgamento de Becciu. O cardeal é suspeito de usar fundos do Óbulo de São Pedro, sistema de doações da Igreja Católica, para comprar um edifício de luxo em Londres.

No telefonema, Becciu tentou extrair do pontífice uma declaração que o isentasse das transações suspeitas. Ele pede para que Francisco confirme que aprovou o desbloqueio dos fundos para libertar uma católica colombiana detida por um grupo ligado à al-Qaeda no Mali.

“Você me deu, ou não, a autorização para iniciar as operações de libertação da religiosa? Tínhamos estabelecido o resgate em 500.000 euros [R$ 2,7 bilhões], não mais do que isso, porque nos parecia imoral dar mais dinheiro para os terroristas. Acho que já o havia informado de tudo isto… Se lembra?”, disse o cardeal na conversa.

Segundo a transcrição, publicada pelo jornal italiano Il Messaggero, o Papa responde que se lembra “vagamente”. O pontífice argentino pede, então, que Becciu envie a pergunta por escrito. A ligação foi gravada no apartamento do ex-cardeal por uma pessoa próxima, segundo o tribunal.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.