Dez pessoas, incluindo cinco crianças, foram infectadas por um parasita raro após consumirem carne de urso em um churrasco. A carne estava malpassada. O caso aconteceu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Após o consumo, as pessoas apresentaram sintomas como febre, inchaço no rosto e dor muscular.
Carne de urso
Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o parasita responsável pela infecção é do gênero Trichinella, comumente encontrado em animais como javalis e roedores. A contaminação em seres humanos ocorre através da ingestão de carne crua ou mal cozida. O CDC recomenda que carnes sejam bem cozidas para garantir sua segurança.
A prática de consumir carne de urso é derivada da caça esportiva, uma atividade legal nos EUA, desde que seja destinada ao consumo próprio e não para comercialização. A triquinelose, nome dado à infecção pelo parasita, pode provocar, além dos sintomas relatados, dor abdominal e diarreia. Embora a condição possa ser grave, não houve casos fatais registrados nos Estados Unidos desde 2016.
Casos e Estatísticas Recentes
Desde 2016, 51 casos de triquinelose relacionados ao consumo de carne de urso foram identificados nos Estados Unidos. No entanto, um caso notável ocorreu em 2022, no estado de Dakota do Sul. Na ocasião, seis pessoas adoeceram após consumir carne de urso que havia sido congelada por 45 dias. Entre os afetados, um homem de 29 anos precisou de hospitalização em duas ocasiões.
por fim, nos casos mais recentes na Carolina do Norte, o consumo da carne e o surgimento dos sintomas ocorreram com um intervalo de incubação de 21 a 26 dias, com um dos infectados sendo uma criança de 10 anos. Apesar da severidade dos sintomas, nenhum dos casos teve desfecho fatal.
Siga a gente no Google Notícias