novo monarca

Charles III fala ao parlamento britânico

O monarca discursou ao lado da rainha consorte Camila.

charles-iii-fala-ao-parlamento-britanico-priorizar
Charles III em discurso ao parlamento britânico (Créditos: Getty Images)

O rei Charles III fez seu primeiro discurso ao parlamento britânico nesta segunda-feira (12). O monarca prometeu “ser fiel” ao governo de modelo constitucional. “O parlamento é o instrumento vivo e respirador de nossa democracia”, afirmou o rei.

Publicidade

Ele disse sentir o “peso da história” com a perda de sua mãe, rainha Elizabeth II.  Além disso, Charles III comentou a  “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e ao seus deveres, prometendo servir aos mesmos princípios. “Ainda muito jovem, nossa falecida majestade jurou servir o país e seu povo e a manter os princípios preciosos do nosso governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Esse voto foi mantido com extrema devoção”.

Ele afirmou que Elizabeth era “uma modelo de vida em todos os princípios”. Chales III também afirmou estar “Profundamente grato pelos discursos de condolências”, expressado pelos parlamentares britânicos. Após a cerimônia, o rei seguiu de volta para a Escócia, onde acompanha um cortejo fúnebre do corpo rainha do Palácio de Holyroodhouse até a catedral de Saint Giles, em Edinburgo.

 

Publicidade