GEOPOLÍTICA ASIÁTICA

China condena Blinken por mensagem ao presidente eleito de Taiwan

Pequim afirmou, neste domingo (14), que o secretário norte-americano enviou um “sinal seriamente incorreto” aos separatistas taiwaneses

China condena Blinken por mensagem ao presidente eleito de Taiwan
O secretário Antony Blinken – Crédito: Reprodução/Youtube

O Ministério das Relações Exteriores da China acusou neste domingo (14) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, de enviar um “sinal seriamente incorreto” aos separatistas da “independência de Taiwan”, após ele ter parabenizado o presidente eleito, Lai Ching-te, por sua vitória neste sábado (13). Confira o post logo abaixo:

Publicidade

Os comentários de Blinken violam a promessa dos Estados Unidos de que apenas manteriam laços culturais, econômicos e outros laços não oficiais com Taiwan, e a China já fez declarações solenes ao lado dos EUA sobre a mensagem, disse o Ministério das Relações Exteriores num comunicado publicado no seu site oficial.

Publicidade

A embaixada chinesa em Tóquio também se opôs à declaração da ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, parabenizando o novo presidente eleito.

Num comunicado publicado no site do Ministério das Relações Exteriores japonês no sábado (13), após o anúncio dos resultados das eleições presidenciais de Taiwan, Kamikawa felicitou Lai pela sua vitória.

Lai Ching-te, candidato presidencial pelo partido governista de Taiwan, venceu no sábado (13) uma eleição que a China definiu como uma escolha entre a guerra e a paz.

Publicidade

O Partido Democrático Progressista de Lai, que defende a identidade separada de Taiwan e rejeita as reivindicações territoriais da China continental, conseguiu um terceiro mandato, algo sem precedentes no atual sistema democrático eleitoral da ilha.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.