A cidade de Xangai, na China, começou a aplicar a primeira vacina oral produzida contra a Covid-19 como dose de reforço em sua população. A informação foi veiculada nesta terça-feira (25) pela mídia estatal do país.
O portal chinês Notícias de Tianmu divulgou um trecho de uma reportagem mostrando cidadãos inalando pela boca uma fumaça de dentro de um copo transparente. Segundo a descrição do vídeo, a pessoa que for “tomar” a vacina deve inalar a fumaça, prender a respiração por 5 segundos e em outros 20 a inoculação do imunizante estaria completa.
O trecho da reportagem mostra um voluntário experimentando a vacina oral. “É como tomar uma xícara de chá de leite, tem um gosto um pouco doce” descreveu o entrevistado. “Espero que esta vacina possa realmente bloquear a propagação da doença. vírus e prevenir a infecção“, concluiu.
De acordo com o Notícias de Tianmu, o governo da China está exigindo um preenchimento de um registro de informações pessoais e a assinatura de um termo de consentimento para autorizar a aplicação da nova vacina oral. Ainda assim, essa nova forma do imunizante só está sendo usada como dose de reforço.
Cientistas ouvidos pela Associated Press afirmaram que, se for bem sucedida, a nova forma de vacinação pode ajudar a aumentar coberturas vacinais ao redor do mundo, principalmente em países com sistemas de saúde fragilizados, onde a fumaça pode ser mais fácil de administrar do que as agulhas.