EUA X CHINA

China mantém contato com os EUA sobre a possível viagem de Pelosi a Taiwan

Com viagens programadas por quatro países asiáticos, Pelosi saiu da Malásia na noite desta terça-feira (02), do horário local, e continuará sua turnê pela Ásia.

China mantém contato com os EUA sobre a possível viagem de Pelosi a Taiwan
Presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi (Crédito: Chip Somodevilla / Equipa)

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse nesta terça-feira (02) que a China está em contato com os Estados Unidos por conta da visita que a presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, pretende fazer a Taiwan. 

Publicidade

Com viagens programadas por quatro países asiáticos, Pelosi saiu da Malásia na noite desta terça-feira (02), do horário local, e continuará sua turnê pela Ásia, porém, não divulgou seu próximo destino. No entanto, a possível visita de Pelosi a Taiwan não agradou Pequim. 

A China afirmou que caso a presidente da Câmara americana entre em Taiwan, Washington “pagará o preço”. De acordo com as informações divulgadas pela CNN, em contrapartida, as autoridades do governo Biden falaram que não há necessidade para medidas de grande tensão, dizendo que tal visita não marcaria uma mudança na política externa americana. 

“Não há razão para Pequim transformar uma visita em potencial, consistente com a política de longa data dos EUA, em algum tipo de crise ou conflito, ou usá-la como pretexto para aumentar a atividade militar agressiva dentro ou ao redor do Estreito de Taiwan”, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby

Ainda de acordo com Kirby, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com o líder chinês Xi Jinping sobre a viagem de Pelosi pela Ásia. Biden disse a Xi que como membro do Congresso, ela é responsável por suas próprias decisões  em viagens internacionais.

Publicidade

“A China tomará medidas se Nancy Pelosi visitar Taiwan (China Tapei). De acordo com a TVBS, uma estação de televisão taiwanesa, Pelosi visitaria a ilha na terça-feira. Em resposta, o Exército de Libertação do Povo Chinês postou um vídeo de seus exercícios”.