mudança climática

Cientistas alertam possível megainundação na Califórnia

Atualmente, a população do estado é superior a 39 milhões.

cientistas-alertam-possivel-megainundacao-na-california
. Este estudo é primeira fase, de uma série que terá três partes (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

Um novo estudo da Science Advances aponta que a mudança climática já dobrou as chances de uma megainundação desastrosa acontecer na Califórnia, nos Estados Unidos, nas próximas quatro décadas.

Publicidade

Daniel Swain, cientista climático da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e pesquisador envolvido no estudo, descreve uma megainundação como “um evento de inundação muito grave em uma ampla região que tem o potencial de trazer impactos catastróficos para a sociedade nas áreas afetadas”. 

“Tal evento de inundação na Califórnia moderna provavelmente excederia os danos de um terremoto de grande magnitude por uma margem considerável”, mostrou o estudo. Este estudo é primeira fase, de uma série que terá três partes, para estudar os efeitos de um futuro evento de megainundação na Califórnia.

“Em última análise, um de nossos objetivos não é apenas entender esses eventos cientificamente, mas também ajudar a Califórnia a se preparar para eles”, disse Swain. “É uma questão de quando, e não se (a megainundação) ocorre.”

“Descobrimos que a mudança climática já aumentou o risco de um cenário de megainundação (1862) na Califórnia, mas que o aquecimento climático futuro provavelmente trará aumentos de risco ainda mais acentuados”, aponta o estudo. No entanto, em 1862, cerca de 500.00 pessoas viviam na Califórnia. Atualmente, a população do estado é superior a 39 milhões.

Publicidade