PRIMÁRIAS NOS EUA

‘Claro que Trump perdeu’, diz sem rodeios DeSantis

Ao contrário de boa parte dos membros e eleitores do Partido Republicano, o atual governador da Flórida reconhece o resultado das eleições de 2020 que consagrou Joe Biden

'Claro que Trump perdeu', diz sem rodeios DeSantis
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disputa a indicação do Partido Republicano para conseguir a concorrer à presidência, em 2024, contra o atual mandatário presidente Joe Biden (Crédito Foto: Reprodução/Redes Sociais)

“Claro que ele perdeu”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis fazendo referência à derrota ex-presidente Donald Trump. Em entrevista à NBC News, publicada nesta segunda-feira (7), ele ainda emendou: Joe Biden é o presidente”.

Publicidade

DeSantis afirmou claramente em uma nova entrevista que Donald J. Trump perdeu a eleição de 2020, divergindo da ortodoxia da maioria dos eleitores republicanos.

O governados é candidato nas primárias do Partido Republicano, em disputa com o ex-presidente, para obter a indicação em 2024 e assim disputar a presidência com Joe Biden. Rivais internos já fizeram uma série de ataque contra ele o governador.

Os comentários foram feitos depois que DeSantis, que está bem atrás de Trump nas pesquisas para a indicação presidencial republicana, reconheceu na sexta-feira que as falsas teorias do ex-presidente sobre uma eleição fraudada em 2020 eram “infundadas”.

Nestes quase três anos, DeSantis evitou respostas diretas se ele acreditava que a eleição havia sido roubada, como o ex-presidente reitera sempre que pode. Durante as eleições (as mid-terms) de 2022, ele também fez campanha para candidatos republicanos em todo o país, que negaram veementemente os resultados de 2020.

Publicidade

Agora, a postura cada vez mais agressiva de DeSantis sugere que os problemas legais de Trump levaram seus concorrentes republicanos a buscar alguma forma de tirar vantagem disto.

Embora nenhum de seus principais rivais esteja atacando abertamente o ex-presidente por suas últimas acusações criminais, eles estão colocando o dedo na ferida em suas fraquezas. Ou seja, eles estão em um processo de reconhecimento da realidade e estourando a bolha de negação em que Trump e muitos republicanos vivem.

A equipe do ex-mandatário não demorou em responder. Em um comunicado às redes sociais, Steven Cheung, porta-voz de Trump, disse que “Ron DeSantis deveria realmente parar de ser o maior líder de torcida de Joe Biden”, criticando de forma aberta DeSantis.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.