Volta dos testes

Coreia do Norte pode realizar teste nuclear subterrâneo

Os sinais foram vistos por meio de imagens de satélite.

eua-dizem-que-coreia-do-norte-pode-realizar-teste-nuclear-subterraneo-este-mes
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un (Crédito: Korea Summit Press Pool/Getty Images)

A agência militares e de inteligência dos Estados Unidos dizem que a Coreia do Norte está pronta para voltar a realizar os testes nucleares subterrâneos este mês, segundo três autoridades americanas. A conclusão é que o regime de Kim Jong Un faz os preparativos no local de teste nuclear de Punggye-ri.

Publicidade

Os sinais foram vistos por meio de imagens de satélite, mas as autoridades não sabem se o regime colocou material em um dos túneis subterrâneos dos locais de teste. Caso seja realizado, será o sétimo teste nuclear subterrâneo do país e o primeiro em quase cinco anos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem planos de visitar a Coreia do Sul e o Japão no final deste mês. De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, eles não se preocupam com a viagem do presidente ao leste da Ásia.

Já o Pentágono, segundo o porta-voz John Kirby, se preocupa com os testes de mísseis na Coreia do Norte. Kirby também disse que os Estados Unidos e a comunidade internacional condenaram as provocações. Além disso, ele afirmou que o secretário de Defesa Lloyd Austin recebeu um telefonema com o ministro da Defesa sul-coreano Suh Wook para discutir sobre a segurança na península coreana.

 

Publicidade