Rússia inicia exercícios nucleares

Os testes ocorrem longe do campo de batalha na Ucrânia

russia-inicia-exercicios-nucleares
Soldados russos (Créditos: Chris McGrath/Getty Images)

A forças armadas do Kremlin iniciaram nesta quarta-feira (2) exercícios nucleares com submarinos e lança-mísseis terrestres em regiões da Rússia. Os testes ocorrem longe do campo de batalha na Ucrânia.

Publicidade

Sergei Lavrov, ministro russo das Relações Exteriores, disse nesta quarta-feira que se uma Terceira Guerra Mundial ocorresse, envolveria armas nucleares e seria destrutiva, de acordo com a agência de notícias RIA. Desde o último domingo (27), o presidente Vladimir Putin ordenou que as armas nucleares ficassem em posição de alerta grave.

De acordo com o portal G1, os militares não disseram se os exercícios estavam diretamente ligados à ordem de Putin. Também não foi esclarecido se essa medida representa uma mudança em relação as atividades e posturas normais de treinamento nuclear do país.

Entenda o conflito

Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin

Publicidade