Desmatamento na Amazônia

“DiCaprio parece ser obcecado pelo Brasil”, diz Bolsonaro

De acordo com o presidente, o ator se tornará seu melhor “cabo eleitoral”, após fazer publicações sobre as questões ambientais brasileiras.

"Fica parecendo que DiCaprio é obcecado pelo Brasil", diz Bolsonaro ao responder o ator
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (Crédito: Andressa Anholete / Freelancer)

Após uma publicação de Leonardo DiCaprio em sua conta do Twitter falando sobre o “quão extenso é o desmatamento na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu à fala do ator em uma série de publicações em inglês.

Publicidade

O ator publicou um mapa do MapBiomas que mostra que “a região tem enfrentado um ataque de desmatamento ilegal nas mãos da indústria extrativa nos últimos 3 anos”. Em seu post, DiCaprio disse que a Amazônia é “um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem”. Em contrapartida, Bolsonaro disse que, desta forma, o ator se tornará seu melhor “cabo eleitoral”. “Você de novo, Leo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil”, escreveu o presidente. 

“Quão extenso é o desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem? De acordo com este mapa de @mapbiomas a região tem enfrentado um ataque de desmatamento ilegal nas mãos da indústria extrativa nos últimos 3 anos”.

O ator fala sobre o desmatamento da Amazônia desde 2019, e desde então, o presidente brasileiro respondia pelas redes sociais. Em novembro de 2019, Bolsonaro especulou que algumas queimadas estavam sendo promovidas por ONGs e, publicamente, acusou DiCarpio. Neste ano, o chefe do Executivo disse que o artista deveria “ficar calado” para não “falar besteira” a respeito dos problemas ambientais do Brasil. 

Eu poderia dizer a você, de novo, para desistir de seu iate poluidor antes de dar lição ao mundo, mas eu conheço os progressistas: querem mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo, então vou relevar”, escreveu Bolsonaro após a última publicação do ator sobre as questões da Amazônia. 

O presidente também provocou o ator de Hollywood dizendo que “é estranho ver um cara que finge amar o Planeta não dar a mesma atenção aos incêndios que prejudicam a Europa e seu próprio país”. Bolsonaro continuou dizendo que “fica parecendo que Dicaprio é obcecado pelo Brasil (ou nossos recursos) ou que acha que somos o único país na Terra”

Publicidade

​​O chefe do Executivo, complementou sua fala dizendo que, “na verdade, no meu governo, o desmatamento médio é bem menor do que era no passado, quando o condenado que sua amiga apoia e que virou candidato estava no poder”, referindo-se à cantora brasileira Anitta

Para finalizar, Bolsonaro disse: “A propósito, o que está achando do crescimento do mercado de carvão na Europa? E a Greta Timberlake, você sabe o que ela tem feito ultimamente e o que ela tem a dizer sobre isso? Se eu estivesse fazendo um churrasco na minha casa, tenho certeza que ela já estaria gritando “Como você se atreve?””.

 

Publicidade