Desmatamento florestal

Brasil lidera ranking mundial de desmatamento florestal em 2021

Em segundo lugar no ranking mundial, está a República Democrática do Congo.

brasil-lidera-ranking-mundial-de-desmatamento-florestal-em-2021
Incêndio florestal (Crédito: Canva)

O Brasil liderou o ranking mundial de desmatamento florestal em 2021. Quase da metade de floresta desmatadas no mundo são do país. Foram perdidos cerca de 1,5 milhão de hectares de bioma nativo no período analisado. Este levantamento, divulgado nesta quinta-feira (28), foi produzido a partir de análises geoespaciais desenvolvidas pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Publicidade

As principais causas do desmatamento no Brasil são associadas à expansão agrícola, que aumentou 9% em 2021 comparado ao ano anterior e também aos incêndios. De acordo com a CNN para a diretora de Florestas, Agricultura e Uso do Solo do WRI, Fabíola Zerbini o cenário brasileiro é preocupante. “A perda de floresta primária no Brasil é especialmente preocupante, pois novas evidências revelam que a floresta amazônica está perdendo resiliência, estando mais perto de um ponto de inflexão do que se pensava anteriormente”.

Em segundo lugar no ranking mundial, está a República Democrática do Congo, com a redução de 500 mil hectares em 2021. Esta perda é três vezes menor que o do Brasil. Por fim, o ranking da organização também destaca os países sul-americanos como Bolívia, Peru e Colômbia, que juntos perderam aproximadamente 600 mil hectares de floresta nativa em 2021.

Publicidade