FBI x Trump

Donald Trump acusa FBI de roubar três passaportes dele em Mar-a-Lago

Foi o Departamento de Justiça que pediu um mandado ao juiz Bruce Reinhart para revistar a casa do ex-presidente.

Donald Trump acusa FBI de roubar três passaportes dele em Mar-a-Lago
(Créditos: Drew Angerer/Getty Images)

Nesta segunda-feira (15), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o FBI levou seus três passaportes na operação de busca e apreensão em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, no dia 8 de agosto.

Publicidade

“Wow. Na operação do FBI em Mar-a-Lago eles roubaram meus três passaportes (um deles vencido) junto com todas as outras coisas. Esse é um ataque a um político oponente em um nível nunca visto antes no nosso país. Terceiro Mundo.”, escreveu Trump na rede social Truth Social. 

De acordo com o G1, naquele dia, o FBI apreendeu mais de de 30 itens em mais de 20 caixas, pastas de fotos, uma nota manuscrita, a concessão executiva de clemência para Roger Stone, um aliado de Trump, junto a 11 conjuntos de documentos confidenciais, sendo quatro ultrassecretos e três secretos.

O Departamento de Justiça (órgão semelhante ao Ministério da Justiça) afirmou que tinha suas razões para acreditar que o ex-presidente violou a Lei de Espionagem.

Junto a isso, apoiadores e aliados de Trump pedem pela divulgação de informações mais detalhadas que levaram ao mandado de busca: 

“Acho que a divulgação do depoimento ajudaria, pelo menos confirmaria que havia justificativa para essa busca”, disse o senador republicano Mike Rounds ao programa da NBC, “Meet the Press”.

Publicidade

Mesmo com cobranças, o Departamento de Justiça não respondeu aos pedidos.