
O governo ucraniano anunciou recentemente que o Produto Interno Bruto (PIB) do país fechou 2022 com uma queda de mais de 30%. O resultado é reflexo da guerra que se iniciou em fevereiro do ano passado com a invasão das tropas russas, paralisando a indústria e vida cotidiana da Ucrânia.
“Durante 2022, a economia da Ucrânia sofreu as maiores perdas e danos da história de sua independência”, disse a ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, durante coletiva aberta à imprensa nesta quinta-feira (05).
Apesar da forte queda, a contração projetada de 30,4% no PIB ucraniano é muito melhor do que os especialistas previam no início da invasão da Rússia. Na época, muitos projetaram que a produção econômica da Ucrânia cairia entre 40% e 50%.
“Os sucessos das forças de defesa ucranianas no campo de batalha, o trabalho coordenado do governo e das empresas, o espírito indomável da população, a velocidade de restauração da infraestrutura crítica destruída/danificada pelos serviços domésticos, bem como o apoio financeiro sistemático de organizações internacionais, os parceiros nos permitiram manter a frente econômica e continuar avançando em direção à vitória”, disse Svyrydenko.
O ministério alertou, no entanto, que os ataques com mísseis da Rússia “continuaram a pressionar o sentimento e a atividade empresarial” em dezembro. A economia da Ucrânia cresceu 3,4% em 2021, segundo o Banco Mundial.
Siga a gente no Google Notícias