Eleição para presidência da França ocorre neste domingo (10)

Ao garantirem o apoio de 500 prefeitos e/ou vereadores locais do país, 12 candidatos se qualificaram para a eleição

eleicao-para-presidencia-da-franca-ocorre-neste-domingo-10
Atual presidente da França, Emmanuel Macron (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

A primeira votação para a presidência da França ocorre neste domingo (10) e coloca 12 candidatos na disputa. Ao garantirem o apoio de 500 prefeitos e/ou vereadores locais do país, todos se qualificaram para a eleição.

Publicidade

Caso nenhum dos candidatos ganhar até 50% dos votos no primeiro turno, os dois concorrentes mais votados passam para um segundo turno de votação. Caso seja necessário, a segunda votação ocorrerá em 24 de abril. As eleições parlamentares ocorrem em junho no país.

O atual presidente do país, Emmanuel Macron, eleito em 2017 está diante do desafio de se reeleger em 2022. De acordo com a CNN, ele é favorito para o cargo. Entretanto, o último presidente reeleito na França foi Jacque Chirac, em 2002.

Macron é ex-banqueiro de investimentos e provocou a ira nacional com um imposto sobre o diesel no início de seu mandato. A ação levou ao movimento dos coletes amarelos, um dos protestos mais prolongados que um país viveu.

O presidente se recusou a debater com seus opositores e praticamente não fez campanha para sua reeleição. Especialistas apontam que sua estratégia é de evitar confusão política e, assim, sustentar sua imagem como o com maior imagem presidencial de todos os candidatos.

Publicidade

Publicidade