atrasos na votação eletrônica

Eleições encerradas na Argentina, mas se estende em Buenos Aires

Mais de 35 milhões de eleitores argentinos foram às urnas para definir quem estará apto para as eleições de outubro

eleições-argentina
(Crédito: Reprodução)

As seções eleitorais fecharam às 18h deste domingo, os argentinos foram às urnas para votar nas Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO) para escolher quem serão os candidatos presidenciais.

Publicidade

Porém, o horário de votação foi estendido, na capital, Buenos Aires até as 19h30, devido a atrasos causados ​​pelo funcionamento da votação eletrônica.

Segundo a Câmara Eleitoral, até às 17h00 mais de 61% do eleitorado argentino já tinha votado, mesmo após escolas fecharem, havia filas no interior dos estabelecimentos para continuar a votar.

A primária eleitoral vai mostrar um panorama mais claro das preferências dos cidadãos tendo em vista as eleições gerais de 22 de Outubro.

A votação

O pré-candidato à prefeitura da cidade de Buenos Aires, Martín Lousteau, votou por volta das 8h30 da manhã, em uma escola do bairro de Palermo. Ele destacou a importância de 40 anos de democracia, incentivando os cidadãos a irem votar:

Publicidade

Publicidade

“Com muito entusiasmo, #YaVoté Um novo dia democrático é sempre motivo de comemoração. É importante que eles vão votar, é um processo rápido e fácil. Vamos votar porque o futuro sempre chega e se você não participar da construção desse futuro, terá um futuro que outros pensaram para você. A mesma coisa acontece com os governos: se você não votar, chegará um governo escolhido por outros.”

A vice-presidente da ArgentinaCristina Kirchner, fez sua escolha às 14h30 na escola nº 7 Julio Ladvocat da cidade de Ríos Gallegos, na província de Santa Cruz. Nas redes sociais, Cristina disse que hoje “é um dia de muitas emoções”.

O candidato à presidência Sergio Massa votou logo cedo na Escola Antártica Argentina nº 34, na cidade de Tigre, o local determinado para cumprir estas Eleições da ETAPA 2023.

Publicidade

O ministro da Economia chegou acompanhado da esposa Malena Galmarini, candidata a prefeitura de Tigre. Massa recebe o apoio do atual presidente, Fernández, e da vice, Cristina Kirchner.

Mais de 35 milhões de eleitores argentinos foram as urnas para definir quem estará apto para as eleições de outubro.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.