resultados

Eleições na Argentina: quem ganha o 2º turno? Simulador online gera possíveis cenários

Um internauta criou uma plataforma para fazer estimativas sobre o comportamento de eleitores de forças políticas que ficaram fora de competição

Para saber o que poderia acontecer com os votos de candidatos não-eleitos, um internauta criou um simulador de cenários de segundo turno.
(Crédito: Reprodução/Cedoc)

Foram realizadas neste domingo (22) as eleições presidenciais de 2023 na Argentina, onde o candidato do partido ‘Unión por La Patria’, Sergio Massa, recebeu 36,68% dos votos e enfrentará no segundo turno o candidato do ‘La Libertad Avanza’, Javier Milei, escolhido por 29,98% dos eleitores.

Publicidade

Enquanto Patricia Bullrich (‘Juntos por el Cambio’), Juan Schiaretti (‘Hacemos por nuestro país’) e Myriam Bregman (‘Frente de Izquierda’) ficaram de fora da competição, todos se perguntam o que poderia acontecer com as pessoas que votaram em suas forças. Por isso, um internauta criou um simulador de cenários de segundo turno para antecipar um possível vencedor.

A plataforma foi criada pelo usuário da rede social X – antigo Twitter – @hookdump, e se chama simuladordebalotaje.com. Esse recurso pressupõe que os eleitores do partido no poder e os do espaço fundado pelo economista libertário manterão o seu voto, e permite simular qual candidato os outros poderão escolher.

O recurso mostra os 6.267.152 votos que o ‘Juntos por el Cambio’ obteve e permite que uma porcentagem deles seja concedida a Massa ou Milei movendo um ponto dentro de uma barra. Ao mesmo tempo, permite a opção de considerar que parte desse eleitorado está inclinada a votar em branco.

O simulador faz o mesmo com os 1.784.315 votos obtidos pelo governador peronista de Córdoba e os 709.932 votos obtidos pelo deputado de esquerda. Tem ainda uma seção para as mais de 500 mil pessoas que votaram em branco nas eleições gerais, e o criador já anunciou que vai adicionar outra para considerar uma participação entre 4 ou 5% maior nos cadernos eleitorais, uma vez que mais eleitores poderiam ir às urnas no segundo turno, no dia 19 de novembro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.