O ex-presidente americano Donald Trump derrotou a sua única concorrente, a ex-embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, nas primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire, EUA. As projeções são da agência Associated Press.
As urnas fecharam às 20h locais (22h em Brasília). Até a última atualização do g1, com 91% do total de votos apurados, os resultados eram estes:
- Donald Trump: 54,6% — 11 delegados (156,6 mil votos);
- Nikki Haley: 43,2% — 8 delegados (125,7 mil votos);
- Outros: 2,2%.
O ex-governador da Flórida, Ron DeSantis, mesmo tendo abandonado a disputa para apoiar Trump após ser derrotado no estado de Iowa, obteve 0,7% nas primárias.
Em um discurso para seus apoiadores, Haley parabenizou Trump e disse que vai continuar na corrida pela indicação. “Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro (estado) na nação, não o último”, afirmou. Ela ainda acrescentou que “essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul”.
WON’T BACK DOWN: Nikki Haley lost the New Hampshire primary, but she has her eyes on the next contest, which is in her home state. pic.twitter.com/ijALR2YHCt
— Fox News (@FoxNews) January 24, 2024
Já Donald Trump abriu seu discurso de vitória debochando de Haley. O ex-presidente dos Estados Unidos também chamou sua concorrente de impostora. “Ela está fazendo um discurso como se tivesse vencido. Ela perdeu. Ela teve uma noite muito ruim”, disse.
As primárias são o sistema pelo qual os eleitores dos partidos dos EUA escolhem quem será o seu candidato para a eleição para presidente, que irá acontecer em novembro.
No começo do dia, Haley já havia dito que não iria desistir da corrida se perdesse a votação de New Hampshire para Trump.
Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, e por isso os analistas da política dos EUA diziam que essa etapa das primárias é uma das melhores chances de Haley.