Homem Mais Procurado do Mundo

EUA afirmam ter matado Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda

Esta foi a primeira ação antiterrorista dos Estados Unidos no Afeganistão desde a retirada de suas tropas, em agosto de 2021.

EUA afirmam ter matado Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda
Ayman al-Zawahiri acompanhou os ataques de 11 de setembro e escapou da operação que matou Osama Bin Laden, em 2011 (Créditos: FBI/Getty Images)

Uma operação militar dos Estados Unidos em Cabul, no Afeganistão, terminou com a morte de um dos fundadores da Al-Qaeda, o líder Ayman al-Zawahiri. Segundo um não identificado alto funcionário do governo de Joe Biden, não há vítimas civis. Al-Zawahiri sucedeu Osama Bin Laden, depois de sua morte, em 2011.

Publicidade

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA teria sido a responsável pelo ataque com drones, que aconteceu no último fim de semana. Esta foi a primeira ação antiterrorista dos Estados Unidos no Afeganistão desde a retirada de suas tropas, em agosto de 2021.

Ainda nesta segunda-feira (1), Joe Biden fará um pronunciamento da varanda da Sala Azul da Casa Branca, onde cumpre isolamento, pois foi diagnosticado com Covid-19. A Casa Branca afirmou que o presidente comentará a morte de Ayman al-Zawahiri como uma “operação de contraterrorismo bem sucedida”.

Ayman, cofundador e líder número um da Al-Qaeda, era médico particular de Osama Bin Laden e estava na lista dos homens mais procurados do mundo pelos EUA.

 

Publicidade