
Uma operação militar dos Estados Unidos em Cabul, no Afeganistão, terminou com a morte de um dos fundadores da Al-Qaeda, o líder Ayman al-Zawahiri. Segundo um não identificado alto funcionário do governo de Joe Biden, não há vítimas civis. Al-Zawahiri sucedeu Osama Bin Laden, depois de sua morte, em 2011.
A Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA teria sido a responsável pelo ataque com drones, que aconteceu no último fim de semana. Esta foi a primeira ação antiterrorista dos Estados Unidos no Afeganistão desde a retirada de suas tropas, em agosto de 2021.
Ainda nesta segunda-feira (1), Joe Biden fará um pronunciamento da varanda da Sala Azul da Casa Branca, onde cumpre isolamento, pois foi diagnosticado com Covid-19. A Casa Branca afirmou que o presidente comentará a morte de Ayman al-Zawahiri como uma “operação de contraterrorismo bem sucedida”.
Ayman, cofundador e líder número um da Al-Qaeda, era médico particular de Osama Bin Laden e estava na lista dos homens mais procurados do mundo pelos EUA.
O líder da Al-Qaeda desde a morte de Bin Laden, foi morto em um ataque de drone americano no Afeganistão
Ayman al-Zawahri comandava o grupo terrorista islâmico desde 2011
O presidente Joe Biden vai fazer um comunicado nacional sobre a morte do terrorista em breve!
— Heni Ozi Cukier (@hoc111) August 1, 2022