Conflito Rússia x Ucrânia

EUA dizem que 20 países anunciaram novos pacotes de ajuda à Ucrânia

Na semana passada, os EUA aprovaram um novo pacote de quase US$ 40 bilhões à Ucrânia.

eua-dizem-que-20-paises-anunciaram-novos-pacotes-de-ajuda-a-ucrania
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse nesta segunda-feira (23) que cerca de 20 países anunciaram novos pacotes de assistência de segurança à Ucrânia durante um encontro virtual entre aliados. Entre os países que anunciaram medidas de apoio a Kiev estão Itália, Dinamarca, Grécia, Noruega e Polônia.

Publicidade

“Hoje tivemos uma reunião muito bem sucedida”, disse Austin. “Muitos países estão doando munição de artilharia muito necessária, sistemas de defesa costeira e tanques e outros veículos blindados”.

Na semana passada, os EUA aprovaram um novo pacote de assistência militar, econômica e humanitária de quase US$ 40 bilhões. Trata-se do maior auxílio de Washington a Kiev desde o início da guerra.

Durante visita à Polonia no dia 25 de abril, Lloyd Austin diz que espera ver a Rússia “enfraquecida”, para que não possa repetir em outros países o que está fazendo na Ucrânia. “Queremos que a Ucrânia continue sendo um país soberano, um país democrático capaz de proteger seu território soberano”, disse o general aposentado.

Publicidade

“Queremos ver a Rússia enfraquecida ao ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia”, acrescentou.

 

Publicidade