O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse nesta segunda-feira (23) que cerca de 20 países anunciaram novos pacotes de assistência de segurança à Ucrânia durante um encontro virtual entre aliados. Entre os países que anunciaram medidas de apoio a Kiev estão Itália, Dinamarca, Grécia, Noruega e Polônia.
“Hoje tivemos uma reunião muito bem sucedida”, disse Austin. “Muitos países estão doando munição de artilharia muito necessária, sistemas de defesa costeira e tanques e outros veículos blindados”.
Na semana passada, os EUA aprovaram um novo pacote de assistência militar, econômica e humanitária de quase US$ 40 bilhões. Trata-se do maior auxílio de Washington a Kiev desde o início da guerra.
🇩🇰 A Dinamarca entregará mísseis e lançadores antinavio “Harpoon” à Ucrânia.
Esta declaração foi feita pelo secretário de Defesa dos EUA, Austin Lloyd, na sequência de uma reunião do grupo de contato para a defesa da Ucrânia.#Ucrania #Russia #Kiev #Guerra #Russian #War #Ukraine pic.twitter.com/v0a1FjHupB
— 🇺🇦 FX (@tradertotal) May 23, 2022
Durante visita à Polonia no dia 25 de abril, Lloyd Austin diz que espera ver a Rússia “enfraquecida”, para que não possa repetir em outros países o que está fazendo na Ucrânia. “Queremos que a Ucrânia continue sendo um país soberano, um país democrático capaz de proteger seu território soberano”, disse o general aposentado.
“Queremos ver a Rússia enfraquecida ao ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia”, acrescentou.