Os Estados Unidos (EUA) chegaram a um acordo que estende sua presença militar em uma ampla base no Catar por mais 10 anos, segundo informaram à Rede CNN Internacional quatro oficiais americanos.
A Base Aérea de Al Udeid, localizada no sudoeste de Doha (capital do país árabe), é a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio e pode abrigar mais de 10 mil soldados americanos.
O acordo, ainda que não anunciado publicamente, ressalta a confiança de Washington no pequeno país do Golfo, que recentemente desempenhou um papel importante na mediação da libertação de americanos do cativeiro em Gaza e na Venezuela.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, visitou as instalações no mês passado e agradeceu ao Catar pelo aumento dos gastos com a base.
Contudo, Austin não mencionou a renovação com o governo do emir Tamim bin Hamad Al Thani e a administração de Joe Biden se manteve em silêncio — em um momento em que o Catar está sob crescente controle por hospedar líderes superiores do Hamas. As autoridades catarianas argumentaram que foi somente após uma solicitação dos EUA durante o governo Obama que o grupo islâmico foi autorizado a abrir um escritório político em Doha.
A base tem sido um ponto capital para as operações aéreas do Comando Central dos EUA em atuação no Afeganistão, no Irã e em todo o Oriente Médio. Na mesma base, também operam as Forças Aéreas do Catar e da Grã-Bretanha.
A extensão do acordo ocorre no momento em que os EUA reforçam sua presença na região em meio às crescentes ameaças de grupos militantes apoiados pelo Irã no Iraque, na Síria e no Iêmen.
⚡️📖 The largest U.S. military base in the Middle East :
The Al Udeid Air Base is a military base located west of Doha Qatar and is owned by the Qatar Emiri Air Force. It serves as logistics, command, and basing hubs for the U.S. Central Command (CENTCOM) area of operations,… pic.twitter.com/FTTnVNwfS2
— Middle East Observer (@ME_Observer_) December 6, 2023