Homens armados abriram fogo em um hotel no centro de Cabul, Afeganistão, de acordo com fontes do Talibã. Moradores das proximidades do local afirmaram ouvir uma forte explosão, durante o tiroteio. O local costuma abrigar chineses e outros estrangeiros.
O ataque em Cabul foi confirmado por um porta-voz do governo afegão, Zabihullah Mujahid. O país vive uma onda de violência e tenta se estabilizar, após a retirada das forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos.
O porta-voz confirmou que as forças de segurança mataram três atiradores. Ainda, afirmou que os hóspedes foram resgatados, sem vítimas fatais, mas que dois estrangeiros ficaram feridos ao tentar pular da sacada do hotel.
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua, informou que o ataque ocorreu próximo de uma pousada chinesa e que sua embaixada estava monitorando de perto a situação. Nos últimos meses, diversos ataques a tiros e bombardeios ocorreram no Afeganistão, alguns sendo reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
O Talibã islâmico, que tomou o poder depois que as forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos se retiraram em agosto de 2021, disse que está focado em proteger o país.
Ao vivo no #FalaBrasil: explosão em hotel na capital do Afeganistão
➡ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/s97dShIDMf pic.twitter.com/YFVSvGZfAt
— Fala Brasil (@falabrasil) December 12, 2022