"DIPLOMACIA?"

“FDP louco” versus “cowboy de Hollywood”: Biden e Putin trocam xingamentos

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, subiram o tom com xingamentos recíprocos nos últimos dias

"FDP louco" versus "Cowboy de Hollywood": Biden e Putin trocam xingamentos
Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Joe Bide, presidente dos EUA – Crédito: Reprodução

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, subiram o tom com xingamentos recíprocos.

Publicidade

O Kremlin disse nesta quinta-feira (22) que um comentário do presidente dos EUA motivou a resposta de Putin.

Biden e Putin tem um longo histórico de acusações ao longo de seus respectivos mandatos como chefes de Estado.

O americano chamou o russo de “filho da p*** louco”. Segundo o Kremin, o fato degradou os Estados Unidos e aqueles que usam esse vocabulário, e foi uma tentativa fraca de parecer um “cowboy de Hollywood”.

Biden fez o comentário durante arrecadação de fundos em São Francisco na quarta-feira (21).

Publicidade

Em inglês, o americano usou as três letras “SOB”, abreviação de “son of a b****”, insulto que pode ser traduzido para o português como “filho da p***”.

Em outras oportunidades, o presidente norte-americano também chamou Putin de “carniceiro” e “criminoso de guerra”.

Ele também disse que sempre houve uma ameaça de conflito nuclear, embora a ameaça existencial à humanidade continue sendo o clima.

Publicidade

“É improvável que o uso de tal linguagem contra o chefe de outro Estado pelo presidente dos Estados Unidos prejudique o nosso presidente, o presidente Putin”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Ele ainda acrescentou: “Mas isso rebaixa aqueles que usam esse vocabulário”.

Peskov concluiu que o comentário foi “provavelmente algum tipo de tentativa de parecer um cowboy de Hollywood. Mas, honestamente, não acho que seja possível”.

Publicidade

“O senhor Putin alguma vez usou uma palavra grosseira para se dirigir a você? Isso nunca aconteceu. Portanto, acho que esse vocabulário rebaixa a própria América”, disse Peskov.

O americano disse que os Estados Unidos anunciarão na sexta-feira (23) um pacote de novas e fortes sanções contra a Rússia pela morte na prisão do líder opositor Alexei Navalny.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.