LUTO

Festa de Natal é cancelada em cidade onde nasceu Jesus

A celebração em Belém, na Cisjordânia, costuma ser um evento significativo, ocorrendo em grande escala ano após ano

festa-de-natal
(Crédito: Divulgação/ prefeitura de Belém)

De acordo com o cristianismo, Jesus nasceu em Belém, na Cisjordânia. Por conta disso, a festa de Natal da cidade costuma ser um evento significativo, ocorrendo em grande escala ano após ano. Contudo, em 2023, a prefeitura cancelou a celebração.

Publicidade

Entre os dias 24 e 25 de dezembro, Belém costuma receber uma procissão. Além disso, a cidade se torna um grande cenário de decoração com luzes, árvore de Natal e um presépio na praça da Manjedoura. A festividade é um grande ponto turístico e atrai centenas de pessoas todos os anos.

Ao G1, a gestão municipal esclareceu que optou por cancelar a festa de Natal em solidariedade ao luto das famílias que perderam entes queridos por conta dos conflitos na região. Vale ressaltar que o território da Cisjordânia é, há um tempo, epicentro dos conflitos no Oriente Médio. Isso se intensificou após os ataques de Hamas a Israel em 7 de outubro.

A prefeitura deixou o seguinte comunicado: “Foi tomada a decisão de restringir as celebrações de Natal a rituais religiosos e de organizar eventos para transmitir a nossa forte condenação da agressão israelense contra o nosso povo palestino na Cisjordânia e em Gaza”.

Publicidade

Este ano, a prefeitura declarou que serão permitidas apenas orações conjuntas.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.