De acordo com o cristianismo, Jesus nasceu em Belém, na Cisjordânia. Por conta disso, a festa de Natal da cidade costuma ser um evento significativo, ocorrendo em grande escala ano após ano. Contudo, em 2023, a prefeitura cancelou a celebração.
Entre os dias 24 e 25 de dezembro, Belém costuma receber uma procissão. Além disso, a cidade se torna um grande cenário de decoração com luzes, árvore de Natal e um presépio na praça da Manjedoura. A festividade é um grande ponto turístico e atrai centenas de pessoas todos os anos.
Ao G1, a gestão municipal esclareceu que optou por cancelar a festa de Natal em solidariedade ao luto das famílias que perderam entes queridos por conta dos conflitos na região. Vale ressaltar que o território da Cisjordânia é, há um tempo, epicentro dos conflitos no Oriente Médio. Isso se intensificou após os ataques de Hamas a Israel em 7 de outubro.
🇮🇱🪖💢🇵🇸 — As forças de segurança israelenses entraram em Belém, onde foram recebidas com pedras. Relatos de várias prisões.
As forças israelenses também foram posicionadas em Hebron e tiros foram ouvidos.
Confrontos armados também ocorrem a oeste de Tulkarm, na Cisjordânia. pic.twitter.com/rkHk0bC29A
— Jocemar Fukes (@JocemarFukes) October 19, 2023
A prefeitura deixou o seguinte comunicado: “Foi tomada a decisão de restringir as celebrações de Natal a rituais religiosos e de organizar eventos para transmitir a nossa forte condenação da agressão israelense contra o nosso povo palestino na Cisjordânia e em Gaza”.
Este ano, a prefeitura declarou que serão permitidas apenas orações conjuntas.
* Sob supervisão de Lilian Coelho