Grande Arsenal de Armas

Finlândia diz estar preparada para um confronto com a Rússia

Proporcionalmente, a Finlândia tem uma das maiores tropas militares da Europa.

Finlândia diz estar preparada para um confronto com a Rússia
A Finlândia negocia sua entrada na OTAN com a Turquia (Crédito: Andreas Rentz/Getty Images)

O chefe das Forças Armadas, Timo Kivinen, disse que a Finlândia está preparada “há décadas” para uma possível invasão russa. Kivinen ainda afirmou que seu país tem um grande arsenal de armas, mas depende da motivação da população finlandesa para lutar.

Publicidade

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o líder das forças armadas finlandesas citou uma pesquisa feita pelo Ministério da Defesa, em maio deste ano, onde 82% dos entrevistados disseram estar dispostos a lutar pela defesa nacional em caso de invasão russa. Kivinen reiterou que a Finlândia mantém uma alta taxa de prontidão militar desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

Proporcionalmente, a Finlândia tem uma das maiores tropas militares da Europa. Quase um terço de sua população, de 5,5 milhões de pessoas, faz parte do exército reservista das Forças Armadas. Além disso, a Finlândia está preparada belicamente. O país gasta cerca de 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com seus sistemas de Defesa.

“Desenvolvemos sistematicamente nossa defesa militar precisamente para este tipo de guerra que está sendo travada lá [na Ucrânia], com uso maciço de poder de fogo, forças blindadas e também forças aéreas”, disse Kivinen na entrevista.

Publicidade