![Forças israelenses matam ao menos 7 no campo de Jenin](https://brasil.perfil.com/wp-content/uploads/2023/07/campo-de-jenin.jpg)
Forças israelenses atingiram Jenin com ataques aéreos e terrestres realizados por centenas de soldados matando ao menos sete palestinos, manhã de segunda-feira (3); uma oitava vítima foi morta a tiros por soldados israelenses perto de Ramallah.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, sinalizou que Israel não pretende expandir sua operação em Jenin para o restante da Cisjordânia ocupada. A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino pediu urgentemente “passagem segura para evacuar os feridos e feridos”.
O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, anunciou que realizará uma reunião de emergência com seu gabinete em Ramallah, na Cisjordânia, às 18h30, horário local (12h30 de Brasília), para discutir a situação em Jenin.
Os militares israelenses afirmaram que suas forças atingiram um prédio que servia como centro de comando para combatentes das Brigadas de Jenin. Um porta-voz do exército de Israel disse que a operação duraria o tempo que fosse necessário. As autoridades sugeriram que as forças podem permanecer por dias na cidade localizada na Cisjordânia ocupada.
“Uma operação não termina em um dia”, disse o ministro da Energia, Israel Katz, membro do gabinete de segurança, à Rádio do Exército.
Os sete palestinos foram mortos no campo de refugiados de Jenin e um oitavo em Ramallah por ataques aéreos e também por forças terrestres de Israel, segundo afirmaram autoridades do ministério da Saúde da Palestino à Al Jazeera. O campo, que abriga cerca de 14 mil refugiados, tem sido alvo frequente de ataques israelenses há meses.
More than 200 Israeli military vehicles take part in the operation in Jenin camp#FreePalestine #IsraeliCrimes pic.twitter.com/WRrjQzoo4i
— asma madi🇵🇸 (@asma_madi1) July 3, 2023