Impasse político

França: Le Pen acusa esquerda de incitar ataque como o do Capitólio nos EUA

A política disse que a NFP tem “atitudes quase subversivas”, alegando que eles pedem para que o Matignon seja tomado à força

França: Le Pen acusa esquerda de incitar ataque como o do Capitólio nos EUA
Líder da extrema direita da França, Marine Le Pen – Crédito: Getty Images

A líder da extrema direita da França, Marine Le Pen, comparou a convocação feita por um político de esquerda para uma marcha em direção ao gabinete do primeiro-ministro com a ação aos ataques ao Capitólio americano feitas por apoiadores de Donald Trump.

Publicidade

Após Emmanuel Macron solicitar ao primeiro-ministro Gabriel Attal que permanecesse no cargo em nome da estabilidade — apesar de Attal ter anunciado sua renúncia após as eleições — o ex-deputado Adrien Quatennens, que pertence ao principal partido da Nova Frente Popular (NFP), o França Insubmissa, acusou Macron de tentar roubar a vitória da esquerda e sugeriu uma “grande marcha popular” até o Matignon, sede do gabinete do primeiro-ministro.

Segundo Le Pen, a NFP tem “atitudes quase subversivas“, alegando que eles pedem para que o Matignon seja tomado à força. Por isso, a comparação da situação ao ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Quatennens defendeu-se, dizendo que Le Pen “está louca” ao interpretar seu apelo para uma marcha como um chamado à insurreição.

Publicidade

Impasse político na França

As pesquisas previam a vitória do Reunião Nacional (RN) nas eleições de domingo, mas ele acabou em terceiro lugar, atrás da NFP e dos centristas de Macron.

A NFP, que reúne França Insubmissa, comunistas, verdes e socialistas, continua em negociações para formar um gabinete e definir políticas.

As opções incluem uma ampla coalizão, um governo minoritário ou um governo tecnocrático liderado por uma figura não afiliada politicamente, focando na aprovação pontual de leis no Parlamento com acordos específicos.

Publicidade

Nesse cenário, qualquer governo —seja de esquerda, centro ou uma coalizão mais ampla— poderia enfrentar uma votação de confiança da oposição rapidamente, se não garantir um apoio sólido suficiente.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.