O furacão Helene está se fortalecendo rapidamente, com ventos sustentados de 144 km/h, tornando-se um forte furacão de categoria 1. Segundo a atualização mais recente do Centro Nacional de Furacões, Helene está localizado a cerca de 350 milhas a sudoeste de Tampa, Flórida, e está se movendo para norte-nordeste a uma velocidade de 19 km/h.
A previsão é que Helene continue se intensificando e aumente significativamente sua velocidade de avanço nas próximas 24 horas. Espera-se que ele atinja a costa ao longo da Big Bend da Flórida na noite de hoje ou na manhã de sexta-feira (27) como um grande furacão categoria 3 ou superior.
Quais são os impactos previstos pelo Centro Nacional de Furacões?
O Centro Nacional de Furacões prevê que Helene trará tempestades catastróficas e mortais ao longo de partes da costa de Big Bend, na Flórida. Há um risco significativo de inundações, com previsões indicando que o nível das águas pode subir até 6 metros acima do nível do solo. Além disso, tempestades de proporções que colocam vidas em risco são esperadas ao longo da costa oeste da península da Flórida.
Após o desembarque, espera-se que Helene enfraqueça, mas sua velocidade de avanço rápido permitirá que ventos fortes e prejudiciais penetrem bem no interior do sudeste dos Estados Unidos. Isso inclui áreas com terrenos mais elevados no sul dos Apalaches, onde o impacto pode ser ainda mais devastador.
O furacão Helene poderá causar inundações e deslizamentos de terra?
Sim, o risco de inundações e deslizamentos de terra é alto. O NHC alerta para inundações urbanas e repentinas catastróficas, com risco de vida, especialmente em partes do sul dos Apalaches até sexta-feira (27). Além disso, há uma alta probabilidade de deslizamentos de terra significativos nessas regiões.
As companhias aéreas dos EUA emitiram mais de 800 cancelamentos de voos como resultado do furacão Helene. Ao cancelar voos antes da chegada da tempestade, as companhias aéreas esperam minimizar os transtornos para os passageiros e recuperar seus horários mais rapidamente. A maior parte dos cancelamentos está concentrada nos aeroportos de Tampa, Ft Myers, Tallahassee, Clearwater e Sarasota.
Preparativos e medidas de segurança
Autoridades locais e estaduais estão aconselhando a população das áreas afetadas a tomarem todas as precauções necessárias. É imperativo seguir as diretrizes de evacuação e manter-se atualizado com as últimas informações emitidas pelos órgãos de emergência. Medidas como estocar alimentos não perecíveis e ter um plano de comunicação são cruciais para garantir a segurança durante essa emergência.
- Estoque de alimentos e água potável
- Seguro residencial atualizado
- Plano de comunicação familiar
- Saída de emergência planejada
- Documentos importantes em local seguro