JOGO DE XADREZ

Futuro do Grupo Wagner está em xeque?

O grupo desempenhou um papel essencial para conquistar a cidade de Bakhmut, única vitória relevante de Moscou no campo de batalha em 2023

Futuro do Grupo Wagner está em xeque?
Membros do Grupo Wagner se preparam para deixar a sede do Distrito Militar do Sul para retornar à sua base em Rostov, no sábado à noite (Crédito Foto: Roman Romokhov/Getty Images)

O futuro do Grupo Wagner está em jogo? Para parte das forças militares ucranianas, os homens do Grupo Wagner eram os soldados mais equipados desde a invasão russa no ano passado.

Publicidade

Para outros militares foi o treinamento que estabeleceu uma diferenciação: soldados da Ucrânia relembraram histórias de campo de batalha sobre táticas agressivas, ou ainda, de um franco-atirador derrubando um drone com um único disparo.

No entanto, depois do motim de curta duração liderado pelo chefe do grupo, Yevgeny V. Prigozhin, não está claro se os soldados do Wagner ainda serão uma força de combate no campo de batalha com seu destino, agora, em xeque.

Por enquanto, o status incerto do Grupo Wagner deve causar uma sensação de alívio para os soldados ucranianos. Embora as linhas de frente na Ucrânia provavelmente permaneçam inalteradas no curto prazo, dependendo de como os eventos se desenrolarem na Rússia, os militares ucranianos podem ser capazes de capitalizar o caos e o enfraquecimento do moral para tentar obter alguns ganhos, de acordo com analistas independentes e oficiais americanos.

“O relacionamento anterior entre Wagner e o governo russo provavelmente acabou”, disse Rob Lee, membro sênior do Instituto de Pesquisa de Política Externa, nos EUA. “Mesmo se isso não tivesse acontecido, não estava claro se Wagner teria desempenhado o mesmo papel nesta guerra que teve na batalha por Bakhmut.”

Publicidade

Os intensos combates em Bakhmut resultaram em um grande número de russos feridos ou mortos nos primeiros meses deste ano, disseram autoridades americanas. Ao tomar a cidade e maio, as forças de Wagner mostraram que aprenderam duras lições com os combates no ano passado, melhorando suas táticas e tornando muito mais difícil para a Ucrânia montar uma defesa forte.

A cidade não era um prêmio particularmente importante para os militares russos. Seu valor estratégico diminuiu ainda mais quando os militares da Ucrânia tomaram o terreno elevado situado na periferia de Bakhmut. Este fato impediu a Rússia de usar a cidade como ponto de apoio para ataques que poderiam ter levado Moscou a tomar Kramatorsk, a próxima cidade a ser conquistada com o intuito de expandir seu controle sobre o leste da Ucrânia.

 

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.