CONFLITO GEOPOLÍTICO

Governo dos EUA anuncia que não enviará tropas para Israel

Por outro lado, John Kirby, porta-voz do assunto de segurança nacional na Casa Branca, enfatizou que a nação está preparada para “defender seus interesses”

Os EUA anunciaram que não pretendem enviar soldados norte-americanos para Israel a fim de lutarem na guerra travada pelo país contra o Hamas. 
(Crédito: Getty Images)

Os Estados Unidos anunciaram que não pretendem enviar soldados norte-americanos para Israel a fim de lutarem na guerra travada pelo país contra o Hamas.

Publicidade

O conflito geopolítico teve início no último sábado (7), após o grupo palestino islâmico iniciar um ataque ao território israelense que envolveu mísseis e homens armados. Em resposta, o governo de Israel declarou guerra.

Conforme informou a CNN, John Kirby, que atua como porta-voz do assunto de segurança nacional na Casa Branca, os EUA irão enviar ajuda militar para Israel, mas não na forma de tropas:

“Não há intenção de colocar as tropas dos Estados Unidos em combate”, esclareceu o representante.

Ele enfatizou, por outro lado, que a nação está preparada para “defender seus interesses”, em particular “naquela parte do mundo”. “Permaneceremos em sintonia com eles na medida em que precisarem de suporte nessa luta”, acrescentou Kirby.

Publicidade

Contexto

Israel e a população palestina já possuem um clima de tensões geopolíticas há décadas devido a disputas territoriais: os palestinos costumavam viver em parte da região que hoje corresponde à nação israelense, e muitos, como aqueles que fazem parte do Hamas, por exemplo, ainda acreditam que o território deveria lhes ser devolvido.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.