reforço contra a rússia

Governo dos EUA decide enviar tanques para a Ucrânia

Decisão de Joe Biden de mandar 31 tanques tipo ‘M1 Abrams’ ocorre após a Alemanha decidir mandar tanques ‘Leopard 2’ para o país.

governo-eua-tanques-ucrania
(Crédito: Getty Images)

O governo dos EUA anunciou hoje (25) que vão enviar 31 tanques do tipo  M1 Abrams para a Ucrânia. O envio deve acontecer nos próximos meses. A medida acabou com um impasse diplomático com a Alemanha sobre a melhor forma de ajudar os ucranianos na guerra contra a Rússia.

Publicidade

O presidente norte-americano Joe Biden estava relutante com a ideia de enviar os tanques Abrams, sob a alegação de que são de difícil manutenção. A decisão de hoje ocorreu após a Alemanha anunciar que enviará seus tanques, modelo Leopard 2, que são mais adequados para ajudar o país.

De acordo com autoridades, os EUA também enviarão um pequeno número de veículos de recuperação, ou seja, carros usados ​​para auxiliar no reparo dos tanques no campo de batalha.

Publicidade

A Sky News Arabia foi a primeira a relatar a notícia de que os EUA estavam pensando em enviar os tanques. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sempre pediu aos aliados ocidentais o envio de tanques modernos. De acordo com o líder ucraniano, seu país se prepara para um ataque russo de grandes proporções na primavera. Segundo a rede Al Jazeera, além dos EUA, o Reino Unido já havia anunciado o envio de 12 de seus tanques Challenger 2 para a Ucrânia, no intuito de ajudar na defesa do país.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.