A data de celebrar o Natal vai mudar, pelo menos na Ucrânia. O presidente do país, Volodymyr Zelenskiy, assinou nessa sexta-feira (28) uma lei que muda a comemoração do Natal para 25 de dezembro; até o anúncio, a festividade era comemorada, costumeiramente, em 7 de janeiro.
“A população ucraniana esteve por muito tempo sujeita à ideologia russa em quase todas as esferas da vida, inclusive com o calendário juliano e a celebração do Natal em 7 de janeiro”, informou a nota que explica o projeto de lei, aprovado pelos parlamentares em meados de julho.
O texto ainda faz menção ao conflito armado com a Rússia como pano de fundo para a mudança da data de Natal. “O poderoso renascimento da nação ucraniana continua. A luta contínua e frutífera por sua identidade contribui para a consciência e o desejo de cada ucraniano em viver sua própria vida, com suas próprias tradições, suas próprias celebrações”.
A decisão de mudar a celebração do Natal é a mais recente decisão que a Ucrânia tomou nos últimos anos para se distanciar de Moscou. Este processo já havia começado com as mudanças de nome de ruas e de cidades que remetiam à era soviética (até 1991).
A lei revela o distanciamento que cresceu entre as igrejas ucraniana e russa, ampliado pela ofensiva de Moscou lançada em fevereiro de 2022.
Localizada por vários séculos sob a tutela religiosa da Rússia, a Igreja Ortodoxa Ucraniana foi declarada em 2019 “autocéfala” e independente do Patriarcado de Moscou. A Igreja Ucraniana também declarou sua independência em maio de 2022, quando o patriarca russo Cirilo apoiou a guerra.
Algumas igrejas cristãs ortodoxas em todo o mundo, incluindo as da Rússia e da Sérvia, ainda utilizam o calendário juliano para realizar as suas celebrações religiosas, e não o calendário gregoriano que concebido em Roma, no ano de 1582, pelo papa Gregório XIII.
President Zelenskyy signed into law changes to state holidays .Among changes is Christmas, which will now be celebrated on 25 December in line with most of West.
Traditionally, Ukraine has celebrated Christmas on 7 January, in line with Russian Orthodox Church.
Glory to Ukraine— Snugglegoth (@Snugglegoth) July 28, 2023