NA VASTIDÃO DO OCEANO

Homem conta detalhes de como sobreviveu dois meses à deriva com cadela

O marinheiro australiano teve sua embarcação danificada por uma tempestade; durante o tempo que esteve perdido, ele se alimentou apenas de sushi

Homem conta detalhes de como sobreviveu dois meses à deriva com cadela
O australiano ficou à deriva no oceano Pacífico por mais de dois meses; sua única companhia foi a cadela Bella (Divulgação/Grupomar)

Tim Shaddock ficou mais de dois meses à deriva em alto mar junto com sua cadela Bella. Finalmente, ele pisou em terra firme nesta terça-feira (18), no porto mexicano de Manzanillo, no estado de Colima.

Publicidade

Ele demonstrou bom humor quando concedia entrevista aos jornalistas que o aguardavam. Shaddock, de 54 anos, deu detalhes sobre como conseguiu sobreviver com Bella enquanto esteve perdido: “Comi muito sushi”, afirmou em referência ao fato de ter se alimentado exclusivamente de peixes crus.

Esta dieta restrita manteve Shaddock vivo, mas fez com que ele perdesse muitos quilos. Enquanto descrevia a produção dos sushis, ele apontava o dedo para a barriga para mostrar o quanto sua magreza estava aparente.

Ele disse que houve muitos momentos complicados durante o tempo que esteve à deriva. “A energia, a fadiga é a parte mais difícil”, contou sobre o período perdido no oceano Pacífico. Para se distrair, ele entrava no mar por “simplesmente gostar de estar na água”, acrescentou.

Shaddock também descreveu sua relação com a cadela, com quem passou todo o período no mar. “Bella meio que me encontrou no México. Ela é mexicana”,  afirmou.

Publicidade

“Ela é o espírito do país e não me deixou ir embora. Tentei encontrar um lar para ela três vezes e ela continuou me seguindo até a água. Ela é muito mais corajosa do que eu, com certeza”, disse emocionado.

A cachorra não deixou o barco de Shaddock até o momento em que ele partiu para uma aventura no oceano. Ele saiu de La Paz (na Baixa Califórnia do Sul, México) rumo à Polinésia Francesa, um percurso de mais de 6 mil quilômetros. Uma tempestade danificou sua embarcação; semanas depois, um barco especializado em pescar atum encontrou o catamarã à deriva no Oceano Pacífico.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.