16 anos

Indiano se torna o mais jovem a vencer campeão mundial de xadrez

O adolescente venceu Carlsen em uma partida do campeonato Aimchess Rapid, no último domingo (16).

Indiano se torna o mais jovem a vencer campeão mundial de xadrez
Donnarumma Gukesh é um fenômeno do xadrez internacional (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O indiano Donnarumma Gukesh se tornou o jogador de xadrez mais jovem a derrotar Magnus Carlsen desde que o norueguês se tornou campeão mundial há quase dez anos. O adolescente venceu Carlsen em uma partida do campeonato Aimchess Rapid, no último domingo (16).

Publicidade

Com 16 anos de idade, Gukesh quebrou o recorde do também indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, que derrotou o campeão mundial de xadrez em fevereiro, quando tinha 16 anos, seis meses e 10 dias. Gukesh tem 16 anos, quatro meses e 20 dias de idade.

“Fiquei realmente desapontado porque vi uma maneira fácil de vencer, mas pensei ter visto algo ainda mais fácil, mas não vi sua ameaça de manter a dama no meio do tabuleiro”, afirmou o campeão da Noruega.

Esta foi a segunda derrota de Magnus Carlsen para jovens indianos no torneio. O campeão norueguês também foi derrotado por Arjun Erigaisi, de 19 anos. Ainda no primeiro dia da competição, Carlsen quase perdeu para Aditya Mittal, indiana de 16 anos, mas sobreviveu aos momentos mais perigosos para conseguir um empate.

“Pragg é o único para quem perdi várias vezes. Quanto a Arjun e Gukesh: Arjun eu geralmente venço; Gukesh muito parecido. (…) Acho que Gukesh tem sido extremamente impressionante no xadrez clássico recentemente. Talvez essa vitória rápida não tenha sido seu esforço de maior orgulho, mesmo que conseguir uma vitória seja sempre bom”, disse Carlsen em comunicado à imprensa.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.